Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?
No prato do brasileiro, dois carboidratos em especial fazem mais sucesso que outros: a batata e a mandioca. As duas opções são saborosas e podem ser utilizadas como acompanhamento em diversos pratos. As características semelhantes dos alimentos podem levar à dúvida: afinal, qual deles escolher?
Para a nutricionista Vanessa Furstenberger, depende. Ela explica que tanto a batata quanto a mandioca são boas opções para a compor uma alimentação saudável. Além disso, os alimentos são fontes de carboidrato, componente responsável por fornecer energia, além de conter vitaminas que são importantes para o equilíbrio do organismo. A seguir, veja as características individuais de cada alimento:
Vantagens de cada alimento
Batata
A batata é um daqueles alimentos que praticamente todo mundo ama. Mas além do favoritismo, o alimento também é fonte de potássio e vitamina C. Em especial, a batata inglesa, que é o tipo mais consumido, possui baixo teor de gordura, além de conter ferro, cálcio, fósforo, potássio e amido.
A sua composição com baixo teor de água, permite que esse tipo de batata seja mais usada em preparos cozidos, como purês, acompanhamento de tortas ou massas assadas.
Mandioca
Já a mandioca (ou aipim) também é rica em carboidratos e conta com altas concentrações de nutrientes. Substituta oficial da batata, tem uma consistência mais macia e é igualmente versátil no preparo de receitas. Além disso, o alimento ajuda na absorção de nutrientes do organismo e também previne anemia.
Batata vs Mandioca: Como escolher?
Em relação aos benefícios para a saúde, a mandioca possui uma quantidade maior de nutrientes do que a batata. Por outro lado, a batata doce, por exemplo, pode ser mais útil em um processo de emagrecimento:
“A batata tem menos calorias, já a batata doce traz mais saciedade por conter mais fibras, mas tem uma densidade calórica maior devendo ser consumida em menor quantidade”, complementa a nutricionista.
Assim, a escolha pode depender do objetivo, hábito alimentar e até mesmo preferências pessoais. De todo modo, é importante ressaltar que, quando preparadas de maneira saudável e em uma dieta equilibrada, tanto a batata como a mandioca trazem benefícios à saúde, mas devem ser combinadas com proteínas, vegetais e gorduras boas.
Dica de ouro
A forma de preparo dos alimentos também conta. Quando cozidos no vapor, os alimentos perdem menos nutrientes. Além disso, a casca da batata e da mandioca também são ricas em nutrientes.
A nutricionista explica ainda que os demais tipos de preparo podem ocasionar perda das propriedades nutricionais do alimento: “ a pior delas é a fritura em imersão, que além de perder nutrientes, ainda produz substâncias como radicais livres e gordura trans que incorporam nos alimentos e são prejudiciais à saúde”, finaliza.
Fonte: Vanessa Furstenberger, nutricionista.
Veja também: Aveia ou granola: Qual é a melhor opção para um café da manhã saudável?