Como fazer batata-doce na air fryer? Confira receita fácil e sequinha

Alimentação Bem-estar
24 de Outubro, 2023
Como fazer batata-doce na air fryer? Confira receita fácil e sequinha

A batata doce é um super alimento. Ela se destaca por ser um carboidrato saudável e que fornece energia para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável. Por ter tantos benefícios assim, a batata doce é presença garantida no cardápio. Então, inovar no seu preparo é essencial para não enjoar do sabor e continuar aproveitando suas vantagens. A seguir, confira a receita de batata-doce na air fryer.

Veja também: Pode fazer ovo na air fryer? Veja dicas e receitas

Batata-doce na air fryer: veja o modo de preparo

A boa fama da batata doce não é em vão. Além de ser uma excelente opção de carboidrato, ela também é fonte de vitamina A e C, contém propriedades antioxidantes, é anti-inflamatória e pode auxiliar no processo de emagrecimento. A forma mais comum de consumir o tubérculo é cozido ou em formato de purê. A seguir, veja duas formas de prepará-la utilizando a fritadeira elétrica:

Batata-doce assada na air fryer

Ingredientes

  • 1 batata-doce grande;
  • Sal a gosto;
  • Azeite de oliva;
  • Páprica doce ou picante;
  • Por fim, pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Comece higienizando a batata com uma lavagem em água corrente. Em seguida, corte a batata em pequenos pedaços (em rodelas ou em cubinhos). Depois, coloque a batata em uma tigela para temperar e adicione o sal, a pimenta e a páprica. Em seguida, coloque um fio de azeite e misture bem.

Depois de pré-aquecer a air fryer em 180º graus por 5 minutos, é o momento de inserir as batatas na fritadeira elétrica de forma distribuída. 

Por fim, deixe assar por 15 minutos a 180º graus. Em seguida, vire as batatas na fritadeira e ligue novamente o equipamento por 5 minutos. Pronto, as batatas já estão prontas para serem servidas. 

Chips de batata-doce na air fryer

Ingredientes

  • 2 batatas doces (tipo rosada);
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Por fim, sal a gosto.

Modo de preparo

Comece lavando bem as batatas em água corrente. Depois, fatie bem a batata doce no formato mais fininho que puder. Para fazer essa tarefa, conte com o apoio de um ralador para tornar o processo mais rápido. 

Assim, a ideia é que as batatas fiquem bem fininhas para que possam dourar corretamente na fritadeira e assumirem o formato “chips”. Tempere as batatas com sal a gosto, azeite e, se preferir, outros temperos. Depois, acomode tudo na air fryer. Certifique-se de não deixá-las sobrepostas para garantir que todas vão dourar igualmente. Se a sua fritadeira for menor, opte por distribuir as batatas e assar duas vezes.

Por fim, programe a sua air fryer a 180º graus por 15 minutos. Durante esse tempo, faça pausas para verificar o andamento e virar as batatas na fritadeira. Depois disso, é só deixar as batatas esfriarem, de preferência em um papel toalha, e servir. 

Quer ver mais receitas saudáveis?

No aplicativo da Vitat você tem acesso a uma série de programas que te ajudam a ter uma alimentação mais saudável, focar nos treinos e ter um sono de qualidade. Além disso, por lá você pode conferir receitas saudáveis e ter acesso a dicas para adotar uma rotina mais equilibrada. Clique aqui e baixe agora mesmo.

 

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia