Batata ao murro crocante e saudável; aprenda receita
As batatas são vegetais ricos em carboidratos e, por isso, algumas pessoas sentem-se receosas de incluí-las na dieta. Além disso, o ingrediente é, muitas vezes, associado a preparações não tão saudáveis, já que uma das formas mais conhecidas de comê-lo é frito e acompanhado de um belo hambúrguer, certo? Mas a boa notícia é que não é preciso temer as batatas. Elas oferecem bastante energia ao corpo e são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, o segredo é saber como prepará-las. Assim, aprenda a receita de batata ao murro crocante e saudável da Emily Codik, que vive no Brasil e faz sucesso com vídeos no TikTok.
Emily Codik é dominicana e, atualmente, mora no Rio de Janeiro. Ela usa o Instagram e o TikTok, sobretudo, para compartilhar as suas preparações na cozinha. Além disso, ela se denomina “a gringa cozinhando no Brasil”.
O vídeo no qual ela ensina a preparar as batatas em uma versão mais saudável do que as fritas (mas tão deliciosa quanto) teve mais de 1 milhão de visualizações e 110 mil curtidas. O principal objetivo é deixá-las crocantes por fora e cremosas por dentro.
Apesar de Emily não ter dado esse nome, no Brasil, esse tipo de receita é conhecido como batata ao murro, uma vez que, depois de cozida, ela é amassada — como se tivesse “levado um murro”. Além disso, ela também ensina a preparar um “ketchup” caseiro e saudável.
Receita batata ao murro crocante e saudável
Ingredientes:
- Batatas;
- Água;
- Sal;
- Azeite;
- Pimenta do reino;
Molho de castanha de caju caseiro:
- 1/2 xíc de castanhas-de-caju (lembre de deixá-las de molho antes de usar);
- 1/2 xíc de água;
- 3 col (sopa) de extrato de tomate;
- 1/2 col (sopa) de vinagre de maçã;
- 1 dente de alho;
- Uma col (chá) de melado de cana ou mel;
- Sal a gosto;
- 1/2 col (chá) de pimenta calabresa.
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe as batatas em água com sal. Depois, deixe descansar um pouco e prense com um prato para deixá-las amassadas. Em seguida, em uma assadeira, arrume as batatas e coloque azeite, sal e pimenta do reino. Então, deixe no forno a 220 graus por 40 minutos. Enquanto isso, aproveite para preparar o molho de castanha-de-caju.
Molho:
Coloque as castanhas (podem ser substituídas por iogurte, basta diminuir a quantidade de água), água, extrato de tomate, sal, vinagre, alho e melado. Logo após, bata essa mistura em um mixer ou liquidificador.
Por fim, tempere as batatas com alho em pó e está pronto!
Segunda opção de molho
Com o sucesso do primeiro vídeo, Emily decidiu compartilhar uma segunda opção de molho saudável para acompanhar a batata ao murro. Dessa vez, a receita leva chimichurri e salsinha e, segundo a dona do perfil, é ainda melhor do que a primeira.
Ingredientes:
- 1/4 xíc de castanha-de-caju crua sem sal;
- 1/4 xíc de água;
- 1 1/2 col (sopa) de vinagre de vinho tinto;
- Uma col (sopa) de azeite extra virgem;
- 1 dente de alho grande ou 2 pequenos;
- 1/4 col (chá) de sal;
- Cebolinha, apenas partes brancas e verdes claras;
- Uma xíc de salsa fresca picada;
- 1 col (chá) de orégano seco;
- 1/2 col (chá) de pimenta vermelha ou verde picada finamente, como jalapeño;
Modo de preparo:
Primeiramente, misture as castanhas-de-caju, a água, o vinagre, o azeite, o alho, o sal, a cebolinha e 1/2 xícara de salsinha. Logo em seguida, bata até ficar cremoso. Depois, pique o restante da salsa e misture no molho junto com o orégano e a pimenta. Por fim, transfira o molho para um frasco pequeno ou uma garrafa tampada e leve à geladeira.
Leia mais: Batata ou arroz: qual carboidrato é melhor?