Baropodometria: Já ouviu falar no teste da pisada?
:format(webpp))
Cada pessoa possui um tipo de pisada, que apresenta características distintas. Por exemplo, algumas musculaturas podem trabalhar mais ou menos em cada pé, provocando dores e alterações que interferem na mecânica adequada do joelho, quadril e da coluna. Para ter um diagnóstico clínico sobre o seu tipo de pisada, você pode fazer a baropodometria – o famoso teste da pisada.
Baropodometria é um exame computadorizado que avalia as pressões plantares dos pés, a fim de identificar erros de pisada. Assim, é avaliado a distribuição da carga, o peso corporal em cada perna, e também como está a distribuição da parte de trás do pé, do calcanhar e a parte da frente.
Leia também: Sinais de que você está treinando com o tênis errado
Como funciona
O exame é feito com um equipamento de alta tecnologia, o baropodômetro, que possui sensores de alta sensibilidade. O equipamento é conectado a um sistema computadorizado que capta os pontos de pressão sob a sola do pé, estabilidade e forças da pisada.
Para iniciar, o paciente deve ficar parado em cima do baropodômetro, onde é identificado se os pontos de pressão no pé causam alguma alteração no equilíbrio postural.
Em seguida, a avaliação é feita em movimento. Então, o paciente caminha e o baropodômetro relata qual parte do pé toca o chão com maior pressão. A avaliação dura em torno de 40 minutos e o relatório é emitido em 48 horas.
Leia também: Canelite: Saiba o que é e como evitar
A partir do resultado obtido, é possível determinar o tipo de pisada que a pessoa possui e como ela será corrigida. Geralmente, são utilizadas palmilhas para ajustar as alterações posturais e estruturais, melhorando dores e disfunções.
Realizar esse teste é importante pois para ter o corpo em uma situação harmônica, sem sentir dores, é fundamental que os pés estejam em condições favoráveis.
Leia também: Corrida: Benefícios, como começar e evitar lesões