Sinais de que você está treinando com o tênis errado

11 de março, 2020

Para que seu treino seja eficaz por completo é importante escolher com calma o tênis que você irá usar. Mas, isso pode ser uma tarefa difícil já que existem tantas opções diferentes do calçado. Porém, correr com um tênis inadequado pode ser a receita para um desastre, principalmente se você deseja percorrer longas distâncias ou treinar em terrenos irregulares.

Na maioria das vezes, diversas lesões nos pés podem ser resultado de sapato mal ajustados. O que é a principal causa de lesões de corrida, como dores nas canelas, fascite plantar e tendinite. Veja alguns sinais de que você está treinando com o acessório errado.

Perda ou contusão nas unhas dos pés

Se o calçado for muito pequeno vai demais os dedos dos pés e causa escurecimento ou perda da unha.  Portanto, escolha um tênis que deixe um espaço de um polegar entre a ponta do dedo mais longo e o bico.

Leia também: Corrida: Benefícios, como começar e evitar lesões

Bolhas

Ter bolhas é uma das queixas mais frequente dos corredores de maratona, de acordo com um estudo da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. Apesar de as bolhas aparecerem pelo uso de meias erradas, um tênis ruim também pode causar essa condição. 

Fascite plantar

Conhecida como dor no calcanhar, essa é uma das razões mais comuns de visitas a podólogos. Usar tênis de forma errada repetidamente pode ser a causa de fascite plantar.

Dessa forma, se você estiver com fascite plantar, peça para um fisioterapeuta ou ortopedista examinar seus pés e fazer recomendações de um tênis que forneça o suporte necessário.

Fraturas

Fraturas podem ocorrer por diversos motivos, mas ocasionalmente estão ligadas a o uso de tênis pequeno. Esse tipo de calçado costuma ser ruim pois não oferecem amortecimento suficiente para absorver o choque, o que pode levar a fraturas e inflamação das articulações, entre outras lesões.

Tendinite

Os tendões inflamados podem ocorrer em diversos locais, mas, são mais comuns na parte interna do tornozelo ou na borda externa do pé. Geralmente é causado pelo movimento de pisada para dentro, o que significa que um sapato mais estruturado é necessário.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.