Canelite: Saiba o que é e como evitar

21 de janeiro, 2020

Para abandonar o sedentarismo, caminhadas diárias ou até mesmo corridas são uma ótima opção. No entanto, certo dia você começa a sentir uma dor na canela recorrente, pode ser a temida canelite.

A canelite é uma das lesões mais comuns entre os corredores, principalmente os iniciantes. Consiste em uma inflamação que ocorre na canela. O excesso de treino é uma das causas mais comuns dessa condição. Isso porque o corpo precisa de uma adaptação para suportar a carga da corrida.

Assim, algumas regiões se tornam sobrecarregadas, e a canela acaba sendo uma das mais afetadas. Outros fatores que podem levar à canelite são a falta de firmeza muscular – muitas vezes associada ao envelhecimento – e uma pisada errada.

Leia também: Caminhada nórdica: Conheça a tendência fitness

Como evitar a canelite?

Para evitar essa lesão, realizar exercícios com orientação de um profissional é essencial. 

A estrutura da canela pode demorar alguns meses para aguentar o impacto dos exercícios. Dessa forma, alongar e aquecer antes das atividades físicas é sempre importante.

Diante disso, caso desconfie que está com canelite, suspenda os treinos e tire alguns dias de repouso. Também, é recomendado procurar um especialista como um fisioterapeuta por exemplo, que iniciará processos que irão ajudar na redução da inflamação.

Leia também: Exercícios fáceis para perder peso

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.