Perder peso: Veja 3 exercícios que podem ajudar a emagrecer

Bem-estar Movimento
01 de Novembro, 2019
Perder peso: Veja 3 exercícios que podem ajudar a emagrecer

O verão está chegando, e com ele, a meta de ter o corpo em forma e uma rotina mais equilibrada. De fato, exercícios físicos para perder peso – juntamente com uma alimentação saudável – são os maiores aliados para esse desejo se concretizar.

Não existe treino ou um exercício físico específico para emagrecer. Na realidade, o que ajuda a atingir esse objetivo são as atividades cardiovasculares, o treinamento de força e flexibilidade ou alongamento combinados. E, para obter resultados significativos, é preciso criar um cronograma das atividades mesclando os três tipos.

Treinamentos aeróbicos

Muito dos exercícios físicos para perder peso são aeróbicos. Pode ser chamado de treinamento cardiovascular, cardio ou simplesmente aeróbico. Exercícios cardiovasculares incluem qualquer atividade rítmica que faça o coração bater mais rápido e aumente a respiração.

Correr também é um treinamento cardiovascular, assim como nadar, pedalar e caminhar rapidamente. Apesar de o levantamento de peso aumentar a frequência cardíaca e a respiração, ele é considerado uma atividade de fortalecimento muscular.

Leia também: Emagrecer: Exercícios fáceis para perder peso

Além de queimar gorduras e calorias, a atividade cardiovascular também melhora a função do coração e pulmões. O que irá ajudá-lo a ter mais disposição e um melhor desempenho durante o treino.

Treinamentos de força

O treinamento de força é um exercício ótimo para fortalecer os músculos. Cria tecido muscular saudável e faz com que você se mova com mais eficiência. Ao contrário do que muitos se referem, não necessariamente o treinamento de força está ligado ao levantamento de peso. Existem exercícios simples de peso corporal que, mesmo não envolvendo equipamentos pesados, podem ajudar.

Por diversas razões o metabolismo diminui conforme envelhecemos. Mas, quem treina continua a manter os músculos, além de ser menos propenso a sofrer com um metabolismo lento e com o ganho excessivo de peso.

Se você já se sente pronto para fazer um exercício de força para perder peso, pode começar em casa. Direcione seus braços, pernas e abdominais com uma rotina fácil de treinamento de força que leva apenas 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Porém, o mais recomendado é sempre procurar a orientação de um especialista para que ele possa dar o direcionamento correto.

Treinamentos de flexibilidade

Sem dificuldades, o treinamento de flexibilidade mais comum é o alongamento. Uma prática de alongamento eficaz leva uma pequena quantidade de tempo e pode ser feita em qualquer lugar. 

O alongamento ajuda a manter uma boa abrangência de movimentos nas articulações e auxilia os músculos a permanecerem saudáveis. Isso faz as dores musculares diminuírem, assim, o corpo se movimenta com mais frequência e queima mais calorias. Além disso, o alongamento também melhora o sono e ajuda a aliviar o estresse.


Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor