Barbatimão: Para que serve e como consumir o chá
O barbatimão, também conhecido como barbatimão-verdadeiro, é uma pequena árvore cujas folhas possuem propriedades medicinais diversas. Original do bioma do Cerrado, é popular em muitos estados brasileiros. Mas, a erva é uma das plantas medicinais mais usadas no Brasil. ou seja, o que tem incentivado vários estudos. Assim, ela é conhecida principalmente por ser forte combatente de dores no corpo e por ser anti-inflamatória. Não só isso, o barbatimão pode também combater infecções e problemas como diarreia, queimaduras e hemorragia.
As propriedades do barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.
Além disso, é rica em tanino, polifenóis também encontrados no vinho que agem como antioxidantes.
Para que serve o barbatimão?
- Tratamento de infecções na pele;
- Combate à conjuntivite;
- Alivia sintomas da gastrite;
- Combate dores de garganta e cabeça;
- Redução do corrimento vaginal.
- Infecções no fígado
- Colite
- Por fim, combate o inchaço
Barbatimão emagrece?
Não há estudos científicos o suficiente que comprovem a eficácia do chá de barbatimão como aliado do emagrecimento. Porém, há quem utilize a bebida para inibir a fome e até mesmo a compulsão. Sendo assim, o mais indicado para quem deseja perder peso é combinar uma alimentação saudável que proporcione déficit calórico com a prática de exercícios físicos.
Como consumir
Suas folhas podem ser diretamente usadas na pele, no tratamento de infecções, queimaduras e mais. Além disso, é muito comum consumi-las também por meio do chá, preparado a partir das folhas e da casca do caule do arbusto.
Chá de barbatimão
Em um litro de água fervente adicionar as cascas de barbatimão ou as folhas, e deixar repousar durante 5 a 10 minutos. Coar antes de beber. Por fim, vale ressaltar que este chá deve ser bebido ao longo do dia, de 3 a 4 vezes por dia.
Há contraindicações?
Sim. Ou seja, o chá de barbatimão não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma, pacientes com problemas graves no estômago, como úlcera e gastrite, devem evitar a bebida, pois suas propriedades podem sobrecarregar o órgão. Além disso, o excesso de barbatimão pode levar a problemas de absorção de ferro no organismo, ou seja, pode causar anemia.
Leia também: Espinheira santa: Conheça os benefícios do chá
Referência: Embrapa