Banana com água morna emagrece: mito ou verdade?

Alimentação Bem-estar
09 de Janeiro, 2024
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Banana com água morna emagrece: mito ou verdade?

Quem está tentando emagrecer pode já ter apostado no consumo de bebidas para ajudar no processo. Uma nova mistura aparece como uma opção potente para quem quer diminuir os quilos extras: a famosa banana com água morna. Inclusive, a trend “truque da banana” já soma milhares de visualizações em plataformas como o TikTok. Mas, será que banana com água morna emagrece? Confira a seguir!

Veja também: Chá de banana emagrece? Saiba mais

Afinal, banana com água morna emagrece?

Embora a alegação não seja necessariamente perigosa (afinal, é apenas banana com água morna), parece (e é) boa demais para ser verdade. Banana com água morna por si só não causa perda de peso real. Contudo, se esta bebida está substituindo uma bebida mais calórica, como por exemplo café com açúcar ou suco de frutas, isso pode sim resultar em um déficit calórico. Então, ela pode ajudar a perder peso.

Além disso, beber mais água em geral e se manter bem hidratado durante todo o dia também potencializa o emagrecimento. Isso porque o organismo interpreta a sede como fome, desse modo, se você não está bebendo água suficiente, pode pensar que está com fome quando na verdade está apenas com sede.

Contudo, vale lembrar: de nada adianta preparar e beber essa combinação todos os dias se o seu cardápio repleto de alimentos não saudáveis — como ultraprocessados, embutidos, açúcares e frituras —, e você não mantém outros hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e sono adequado, por exemplo. 

Ou seja, nenhum alimento, sozinho, é capaz de fazer milagres: o que realmente conta é o que comemos como um todo, e não apenas a ingestão de uma “receita salvadora”. 

E o truque da banana matinal, como funciona? 

A falsa ideia de que banana com água morna emagrece caiu no gosto popular. Tanto que já virou moda em redes sociais como o TikTok: por lá, vídeos relacionados ao assunto somam milhares de interações, e até levam o nome de “truque da banana matinal“. 

Alguns posts defendem, incorretamente, que basta beber a preparação todos os dias pela manhã para perder peso — mesmo sem a adoção de uma dieta balanceada ou de exercícios físicos. Outros ensinam a receita: para ela, é preciso uma banana orgânica com casca. Então, deve-se cortar as duas pontas da fruta e colocá-la em uma panela com água fervente por 10 minutos. Por fim, é necessário coar e beber o líquido final. 

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O truque da banana matinal funciona? 

Apesar de a combinação não oferecer muitos riscos à saúde, o truque da banana matinal não funciona. As publicações disseminam informações falsas, prometendo resultados impossíveis e imediatos. Isso pode gerar frustrações e incentivar a busca desenfreada pelo emagrecimento. Por isso, devemos ter muito cuidado com as dicas e os truques que encontramos na internet. 

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Benefícios da banana

A fruta doce e versável também é rica em nutrientes essenciais e proporciona vantagens para a digestão, a saúde do coração, os níveis de açúcar no sangue e a saciedade, como explica a nutricionista Juliana Vieira. Entenda todos os benefícios:

  • Fortalece o coração: poucos sabem, mas a fruta é um alimento eletrólito. Por isso, é excelente para a saúde do coração, já que ajuda a manter regulados os batimentos cardíacos e, não só, promove o controle da pressão arterial;
  • Melhora o funcionamento intestinal: rica em fibras, a banana é ótima para o intestino, de forma que ajuda na digestão e na formação do bolo fecal. Assim, beneficia a flora intestinal e, além disso, ajuda a manter a saciedade, espantando a fome;
  • É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição ao café da manhã;
  • Melhora o humor: o triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano. Ele é precursor da serotonina e da melatonina, hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Felizmente, a banana é riquíssima nessa substância.
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Dieta da banana matinal: o que é, como fazer e cardápio

Contudo, isso não quer dizer que a fruta não possa ser uma grande aliada no processo de perda de peso! A dieta da banana matinal é um exemplo. Além do consumo da fruta no café da manhã, o plano alimentar prega a qualidade do sono e o diário da rotina saudável. 

Criada no Japão por Hitoshi Watanabe,  um especialista em medicina preventiva, a dieta da banana ganhou muitos adeptos também nos Estados Unidos e passou a ser considerada quase uma reeducação alimentar, e não um cardápio maluco que restringe alimentos.

Como funciona a dieta da banana matinal?

Nada de pão, café, derivados do leite ou outros grupos alimentares para começar o dia. Ou seja, a banana é o único alimento permitido no café da manhã — você pode comer quantas forem necessárias para matar a fome (geralmente, de duas a quatro unidades). Mas lembrando que, em excesso, a fruta pode pesar na balança por ser rica em carboidrato.  

Sugestão de cardápio da dieta da banana matinal

Café da manhã

  • Coma até quatro bananas no desjejum, seguidas de uma xícara (chá) de água em temperatura ambiente. Mas está satisfeito com duas bananas? Então, pare por aí.

Almoço

  • Opção 1: salada de alface, rúcula e agrião + 2 col (sopa) de arroz (integral, de preferência) + 1 concha média de feijão + 1 filé médio (100 g) de frango grelhado;
  • Opção 2: salada de rúcula, alface e tomate + ½ xíc (chá) de macarrão (integral, de preferência) com molho de tomate + 1 filé (100 g) de peixe grelhado + 1 prato (sobremesa) de legumes cozidos (abobrinha, berinjela, tomate);
  • Opção 3: salada de agrião, acelga e cenoura ralada + 2 col (sopa) de arroz (integral, de preferência) + 2 col (sopa) de grão-de-bico cozido (ou grão de soja cozido) e temperado a gosto + 1 filé médio (100 g) de carne vermelha magra grelhada.

Jantar

  • Opção 1: sopa de cenoura ou de tomate;
  • Opção 2: salada de alface, tomate e cenoura ralada + omelete com 2 claras e 1 fatia de peito de peru;
  • Opção 3: salada colorida (agrião, tomate, palmito, 2 rodelas de mussarela de búfala, 1 col/sobremesa de gergelim e 2 castanhas-do-pará picadas) + 1 prato (fundo) de missoshiro (caldo de soja fermentada) com cebolinha fresca picada.
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