Babosa no rosto: quais são os benefícios e como usar

21 de março, 2022

Com certeza, você conhece alguém que já usou babosa no rosto ou provavelmente, você também tenha usado esse ingrediente tão popular na indústria da beleza. Isso porque ele está presente em diversos cosméticos para cuidados com a nossa pele, principalmente com a cútis da nossa face.

O que é babosa? 

De acordo com o Dr. Luann Lôbo, médico dermatologista, a babosa é o nome popular dado à planta aloe vera. 

Em primeiro lugar, essa planta é natural do norte da África e se apresenta como um cacto na cor verde. Sendo assim, seu uso é indicado para cuidar da pele e cabelos, além de ajudar a curar feridas e reduzir a inflamação. 

Dessa forma, a aloe vera possui alto poder de calmante, cicatrizante, anestésico, antitérmico e anti-inflamatório.

Pode usar babosa no rosto?

O especialista explicou que a babosa (ou aloe vera) pode, sim, ser aplicada no rosto na forma de fórmulas caseiras ou utilizando produtos prontos, que contenham esse ingrediente em suas composições. 

“Fórmulas caseiras podem ser feitas utilizando o gel da babosa, água e óleos vegetais ou essenciais, por exemplo”, complementa o dermatologista. 

Portanto, o uso da babosa no rosto é recomendado, principalmente a utilização de cosméticos que contenham esse ingrediente em suas fórmulas. 

Como usar babosa no rosto?

Veja o passo a passo de como usar o gel da babosa no rosto com o reforço de um creme de hidratação da sua preferência. Assim, confira abaixo:

  1. Lave o rosto com um produto de limpeza específico para essa finalidade;
  2. Seque bem a pele com uma toalha limpa;
  3. Abra a folha da babosa utilizando uma faca e retire o gel dentro da planta com a ajuda de uma colher;
  4. Em seguida, aplique o gel da babosa no seu rosto, pescoço e colo;
  5. Evite o contato da babosa com a região dos olhos e da boca;
  6. Deixe agir por 15 minutos;
  7. Logo depois, lave o rosto com água fria e remova o gel totalmente;
  8. Aplique um creme para hidratar a pele da sua preferência;
  9. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos;
  10. Deixe o creme agir conforme o indicado na embalagem;
  11. Pronto! Hidratação finalizada! 

Máscaras mais concentradas podem ser usadas de 1 a 2 vezes por semana. Algumas formulações prontas e menos concentradas podem ser usadas diariamente”, aconselha o Dr. Luann Lôbo.

Quais os benefícios da babosa no rosto?

O Dr. Luann Lôbo informou que existem diversas fontes científicas que apontam os benefícios da babosa, como as propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, hidratantes e anti-sépticas. 

“Quando aplicada no rosto pode ter efeito calmante, reparador, reepitelizante e hidratante, acalmando irritações e atenuando a profundidade das rugas finas”, acrescenta o médico especialista. 

Podemos citar outros benefícios da aloe vera na pele. Portanto, veja abaixo: 

  • Combate as rugas;
  • Clareia áreas com manchas;
  • Limpa as camadas profundas da pele;
  • Melhorar o aspecto da dermatite;
  • Auxilia na redução de oleosidade da pele;
  • Cicatriza queimaduras;
  • Possui ação antioxidante;
  • Seca espinhas;
  • Aliviar a irritação cutânea após depilação com cera ou lâminas.
  • Nutre a pele por ser rica em ativos terapêuticos, cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; além de vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C.

Além disso, a aloe vera também entrega diversas vantagens para o nosso cabelo. Como por exemplo, na prevenção da queda, crescimento dos fios, combate a caspa, hidratação capilar, entre outras.

Combate ao envelhecimento da pele

Existem diversas especulações que usar babosa no rosto ajuda a rejuvenescer a pele. Mas será que isso é verdade ou mito? 

Segundo o especialista pela Associação Médica Brasileira informou que muitas fontes apontam a ação da babosa nos fibroblastos e no estímulo à produção de colágeno

“A aloe vera pode ter papel auxiliar no combate ao envelhecimento cutâneo precoce, aliada a outros ativos e procedimentos dermatológicos”, acrescenta o dermatologista. 

Manchas do rosto 

Alguns fatores como o melasma ou a alta exposição ao sol podem causar manchas na pele. Mas será que a babosa pode ajudar a diminuir a aparência dessas marcas? 

“Por ser rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, e por atuar na renovação, hidratação e reparação da pele, a aloe vera pode ser usada para clarear manchas na pele”, informa o especialista.

Desse modo, o médico acrescenta que o ideal é usar esse ingrediente associado a outros ativos clareadores, que também ajudam no tratamento de manchas como o melasma.

Pode usar babosa no rosto antes de dormir?

Muitas pessoas desejam saber se é possível passar a babosa no rosto antes de dormir sem causar problemas para a pele. 

De acordo com o Dr. Luann Lôbo, existem diversas formulações dermatológicas prontas criadas para uso noturno que possuem aloe vera em sua composição.

“Tendo em vista que esses produtos são indicados para a rotina noturna de cuidados, então esses ativos hidratantes ajudam a estimular a renovação e a reparação da pele”, diz o dermatologista. 

Babosa como demaquilante  

Existem diversas receitas caseiras que indicam a aloe vera como um ótimo ingrediente para fazer um demaquilante caseiro natural.

No entanto, idealmente, a babosa não deve ser usada como demaquilante, segundo o nosso dermatologista consultado. 

“Para remover a maquiagem, prefira produtos de base oleosa, como óleos demaquilantes e produtos que contenham agentes tensoativos ou detergentes. Assim, a água micelar também é um bom exemplo”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr. Luann Lôbo, médico dermatologista, pós-graduado em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica, e titulado como especialista pela Associação Médica Brasileira.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.