Ativos que ajudam a melhorar a pele e o corpo no verão

Alimentação Beleza Bem-estar
30 de Novembro, 2021
Ativos que ajudam a melhorar a pele e o corpo no verão

Para os amantes do calor, a boa notícia é que faltam apenas alguns dias para o verão. Mas depois de um inverno repleto de comidas mais calóricas, este é o momento certo para apostar em alguns ativos e preparar a pele e o corpo para curtir a estação mais quente do ano.

“Traçar um plano para realçar seus pontos fortes é o primeiro passo para apreciar o que seu corpo faz por você. Saber quais são suas metas influencia nos tipos de cuidados que devem ser estabelecidos para que o seu corpo tenha a energia e a disposição necessárias para o clima e as atividades que costumam ser realizadas na época”, explica Kika Chammas, farmacêutica e CEO da Dermare.

Dessa maneira, alguns desses cuidados podem ser iniciados em casa. A esfoliação, por exemplo, tem a capacidade de remover as células mortas do corpo, permitindo uma melhor absorção de alguns ativos. Também é possível utilizar cremes específicos para que os resultados desejados sejam alcançados. 

“A aplicação de um produto termogênico pode auxiliar na redução da gordura localizada e da celulite, graças aos ativos presentes em sua fórmula”, acrescenta Kika.

Assim, a especialista listou os principais ativos a serem usados e hábitos a serem seguidos quando o assunto é alcançar a melhor versão do próprio corpo para esse verão.  Confira abaixo:

Ativos para a pele e o corpo: Cafeína

Essa substância está presente no dia a dia dos brasileiros e pode ter um papel fundamental na vida de quem procura reduzir peso e medidas. “A cafeína estimula a quebra de gordura corporal e inibe a produção e o estoque de microcélulas, o que leva à perda de peso”, explica Kika. Além disso, a cafeína pode aumentar a energia e a disposição, essenciais para realizar exercícios físicos aeróbicos e de musculação.

Leia também: Cardápio para desinchar nos dias de calor – especialmente no verão

Ativos para a pele: Nicotinato de metila

“O nicotinato dilata os vasos, facilitando, assim, a microcirculação e a absorção de substâncias que possuem células de gordura”, esclarece a farmacêutica. Por isso, é um ativo muito utilizado nos tratamentos estéticos contra celulite, estrias e flacidez da pele, diminuindo consideravelmente essas marcas no corpo. “Justamente por ser um poderoso vasodilatador, ele também ajuda muito a diminuir a retenção de líquido e melhora a circulação cutânea”, completa.

Extrato de Centella asiática

A Centella promove a vasodilatação periférica, ajudando a ativar a circulação sanguínea e a diminuir a celulite. A planta ainda estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele. “Pomadas e cremes produzidos com o extrato de centella asiática são os melhores para suavizar linhas de expressões, rugas, estrias e celulites”, afirma Kika.

Extrato de Ginkgo Biloba

A Ginkgo Biloba é uma planta medicinal que auxilia no combate ao envelhecimento celular e estimula a circulação periférica. “Esse extrato tem propriedades antioxidantes que, quando aliadas aos exercícios físicos e à uma dieta balanceada, podem auxiliar no emagrecimento”, esclarece a CEO. Em questões estéticas, pela sua ação protetora contra radicais livres e pela inibição da destruição do colágeno, pode ser usada em tratamentos que retardam o envelhecimento.

Chá verde

Esse poderoso antioxidante, capaz de frear a formação de radicais livres, pode trazer vários benefícios à saúde e é capaz de prevenir doenças. “O extrato de chá verde deve ser adicionado aos hábitos diários, pois favorece a perda de peso, previne infecções, melhora o desempenho nas atividades físicas, e assim como a Ginkgo Biloba, retarda o envelhecimento celular, mantendo a pele jovem e firme”, finaliza Kika.

Fonte: Kika Chammas, farmacêutica e CEO da Dermare.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina