Atividade física adequada pode ajudar a prevenir dor na lombar
O inverno, aliado à falta de atividade física, pode intensificar as dores no corpo, principalmente a dor lombar. No entanto, o que muita gente desconhece é que quem é acometido por esse incômodo não só pode, como deve se exercitar.
De acordo com a educadora física e mestre em engenharia biomédica Carla Arnoni, o ponto-chave é que a prática de atividade física frequente interfere em como o organismo “sente essa dor”, isto é, em quais intensidade, frequência e situações do dia a dia o desconforto vai te incomodar.
“Com o exercício, você melhora também sua consciência corporal, reduzindo situações de sobrecarga. Além disso, um bom planejamento de exercícios devolve estabilidade e mobilidade para essa região”, afirma a especialista.
Por meio do ganho de força e do maior controle físico, os movimentos corporais ficam mais coordenados e mais bem suportados pelos músculos que dão estrutura para a coluna vertebral. “Quanto mais preparado fisicamente você está, menos dor você tem”, conclui ela.
Leia também: Afinal, como proteger a lombar durante os exercícios
Além da atividade física, evite estes hábitos para prevenir a dor na lombar
Má postura no trabalho
A maioria de nós, hoje, passa o dia todo em frente ao computador. E o tamanho e a posição da tela podem prejudicar não só a lombar, como a coluna toda. Além disso, ficar o dia todo em uma posição errada faz com que o corpo compense o peso em outras regiões, sobrecarregando também ligamentos e músculos.
O ideal é a tela estar na altura dos olhos — você não deve olhar para baixo —, a coluna ereta e a lombar apoiada na cadeira.
Atividade física e dor na lombar: exercícios errados
Se por um lado, a atividade física é uma grande aliada na prevenção da dor na lombar, por outro, movimentos feitos de forma inadequada prejudicam (e muito) a região. Por isso, invista em um tênis adequado e realize uma avaliação com um profissional. Afinal, determinadas práticas podem não ser as mais indicadas para o seu caso.
Alimentação inflamatória
Uma dieta rica em itens que inflamam o corpo (como açúcar, álcool, industrializados…) prejudica a manutenção e o ganho de músculos — o que pode sobrar para a lombar.
Segurar crianças muito grandes no colo (e pegá-las incorretamente)
Quem não ama um bom colinho, não é mesmo? Infelizmente, o ato mantido por muitas horas pode provocar dor lombar, principalmente se o pequeno tiver mais que 10% do seu peso corporal. O mesmo vale para apoiar a criança em apenas um dos lados do quadril.
Na hora de tirar o bebê do chão, lembre-se de flexionar as duas pernas e agachar — se você apenas dobrar o tronco, estará sobrecarregando a coluna.
Uso constante de salto alto
O acessório pode até parecer inofensivo. Mas até a posição dos pés afeta a sua coluna. No caso dos calçados com salto, a pessoa que os usa tende a jogar a lombar para trás. Com o tempo, o problema pode gerar lordose e dores.
Fonte: Carla Arnoni, educadora física, especialista em exercício adaptado e mestre em engenharia biomédica.