Astrágalo: Benefícios da erva milenar chinesa
O astrágalo é uma planta medicinal nativa da China. Suas propriedades chamam muita atenção e promovem diversos benefícios, sendo considerada um adaptógeno, ou seja, uma planta que possui estimulantes que podem ajudar a combater o estresse.
As principais propriedades do astrágalo promovem a saúde do sistema imunológico, principalmente devido à presença de saponinas, que são substâncias ativas que fortalecem o organismo, além de diminuírem o risco de surgimento de doenças como resfriados e problemas cardiovasculares.
A parte utilizada para obter estes efeitos é sua raiz, que pode ser vendida seca para a preparação de chás ou sob a forma de tintura, cápsulas ou cremes.
Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções
Benefícios do astrágalo
Previne resfriados e alergias
Especialmente no clima frio, o astrágalo é potente para proteger as vias respiratórias e beneficiar a respiração. Não só, assim como outras ervas, como a equinácea e a ginseng, o astrágalo promove o fortalecimento da imunidade – é o que comprova um estudo realizado nos Estados Unidos. Portanto, é uma erva que reduz o risco de resfriados e alergias.
Leia também: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração
Protege a saúde do coração
Em suma, suas propriedades melhoram a circulação sanguínea e fortalecem as veias do coração. Ainda, um estudo desenvolvido por cientistas do Hospital de Medicina Tradicional Wuxi, na China, demonstrou que o uso da erva beneficia saúde cardiovascular.
Leia mais: Temperos e ervas mais saudáveis para ter em casa
Alívio dos sintomas de diabetes
Em resumo, ao promover o melhor controle do nível de açúcar no sangue, o astrágalo ajuda a aliviar os sintomas de diabetes de tipo 2. Pois, previne inflamações e ajuda a promover o aumento da insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia).
Atua na saúde dos rins
Em seu país de origem, tem sido usado há muitos anos como forma de proteger a saúde renal, como demonstrou um estudo feito pela Universidade de Hong Kong.
Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos rins
Pode auxiliar no tratamento do câncer
Não só, o astrágalo tem sido apontado como uma erva que pode auxiliar no tratamento de certos tipos de câncer. Basicamente, em um estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, a erva chinesa foi descrita como “imunologicamente benéfica pois estimula a macrofagia e a morte celular natural, simultaneamente inibindo citocinas”. As citocinas chamadas de “pró-inflamatórias” promovem ou retroalimentam o processo de inflamação.
Como usar o astrágalo
- Cápsulas de suplementação;
- Em pó;
- Tinturas;
- Chás.
Leia também: As melhores ervas para a saúde do cérebro
Possíveis efeitos colaterais do astrágalo
A princípio, é pouco recomendado que o astrágalo seja misturado com outras ervas. Ainda, não deve ser consumido em excesso. Por fim, não é recomendado para gestantes, bem como lactantes (fase de amamentação) e pacientes de doenças autoimunes.