Misturar arroz e macarrão na mesma refeição engorda?

Alimentação Bem-estar
25 de Maio, 2022
Misturar arroz e macarrão na mesma refeição engorda?

Você já ouviu por aí que misturar duas fontes de carboidratos na mesma refeição não é permitido na dieta? Pois saiba que isso não passa de mito. Portanto, quem tem o costume de colocar arroz e macarrão no prato, por exemplo, não precisa deixar o hábito de lado. Basta tomar alguns cuidados:

Leia também: Quais os melhores e os piores alimentos para a flacidez?

Como comer arroz e macarrão na mesma refeição?

Reduza as quantidades

“O problema não é misturar os dois no prato, e sim exagerar nas quantidades”, explica a nutricionista Monik Cabral, do Rio de Janeiro. Ou seja, se durante o almoço, você precisa comer cerca de 60g de carboidratos, vale dividir esse volume entre os dois alimentos: 30g de macarrão e 30g de arroz.

Isso porque uma alimentação saudável, geralmente, é composta por 55% a 75% de carboidratos. Isso quer dizer que, se você consome duas mil calorias por dia, 275g a 375g serão do macronutriente — somando todas as refeições.

Prefira versões mais saudáveis de arroz e macarrão

“O macarrão e o arroz branco são considerados carboidratos simples. Isto é, o corpo rapidamente os digere e os transforma em glicose (açúcar), substância que cai na corrente sanguínea e fornece energia de forma imediata”, afirma a nutricionista.

O ideal, então, é apostar nos carboidratos complexos: por serem ricos em fibras, o organismo os metaboliza lentamente, não causando picos de glicose no sangue e controlando melhor o apetite. O arroz integral e o macarrão feito com farinha de trigo integral são bons exemplos.

“Também existem macarrões feitos de outros tipos de farinha, como farinha de feijão ou de grão-de-bico. Seria uma troca ainda mais saudável”, complementa a profissional.

Não descarte os vegetais e as proteínas

Outro erro muito comum é escolher somente carboidratos, e esquecer as proteínas e os vegetais. Mas eles também são elementos essenciais para uma refeição de qualidade.

O prato ideal para uma alimentação saudável deve ter 25% de proteínas (divididas entre proteínas animais e vegetais, como feijão e outras leguminosas), 50% de verduras e vegetais crus ou cozidos e 25% de carboidratos, preferencialmente os integrais (arroz, massas e tubérculos, por exemplo).

Reserve a combinação para horários estratégicos

Se você não abre mão de um arroz branco e um macarrão feito com farinha de trigo refinada, vale reservá-los para horários estratégicos do dia. Por exemplo, antes do treino, pois eles fornecerão energia rápida para o esforço que virá a seguir.

Fonte: Monik Cabral, nutricionista do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva