Melhores substitutos para o arroz branco

Alimentação Bem-estar
05 de Março, 2020
Melhores substitutos para o arroz branco

O arroz é um item básico presente na dieta de muitas pessoas. Além de barato e fácil de preparar, ele tem um sabor suave, ideal para acompanhar diversos pratos.

No entanto, o arroz – especialmente o arroz branco – pode não ser o alimento mais apropriado para cumprir as necessidades nutricionais. Por exemplo, quem está tentando comer menos carboidratos ou calorias pode querer uma alternativa mais leve, como a couve-flor picada.

Além disso, trocar o arroz por ​​alternativas mais saudáveis, como grãos integrais, pode adicionar variedade ao cardápio do dia a dia.  Aqui estão 11 alternativas nutritivas ​​para você escolher:

Quinoa

Embora tenha um sabor e textura semelhantes ao arroz após o cozimento, a quinoa é uma semente. Isenta de glúten, ela possui muito mais proteínas do que o grão – uma porção de 1/2 xícara (92 gramas) de quinoa fornece 4 gramas de proteína – o dobro da quantidade encontrada na mesma porção de arroz branco. Isso a torna uma ótima fonte de proteína para vegetarianos.

Também é rica em minerais vitais magnésio e cobre, que desempenham papéis importantes no metabolismo energético e na saúde óssea.

Arroz de couve-flor

A couve-flor bem picadinha é uma excelente alternativa com baixas quantidades de carboidratos e calorias. Tem um sabor suave e uma textura e aparência semelhantes às do arroz cozido. Uma porção de 1/2 xícara (57 gramas) de couve-flor picada tem apenas 13 calorias, em comparação com 100 calorias para a mesma porção de arroz branco.

Brócolis

Assim como a couve-flor, o brócolis é uma opção inteligente para pessoas que fazem dietas com baixa ingestão de carboidratos ou calorias. Em 1/2 xícara do vegetal (57 gramas) é possível encontrar cerca de 15 calorias e 2 gramas de fibras.

O brócolis picado também é fonte de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante prevenindo danos celulares e melhorar a saúde imunológica.

Cuscuz de trigo integral

O cuscuz de trigo integral é uma versão mais saudável do que as variedades regulares, pois é rico em fibras e proteínas. Os grãos de cuscuz são muito menores que os de arroz, portanto, adicionam uma textura única aos alimentos com os quais são servidos.

Repolho picado

O vegetal é pobre em calorias e carboidratos, com um sabor suave que complementa muitos pratos diferentes. É uma excelente fonte de vitaminas C e K, com uma porção de 1/2 xícara (75 gramas) fornecendo 31% e 68% das recomendações diárias, respectivamente.

A vitamina K ajuda a regular a coagulação e a circulação sanguínea. Também desempenha um papel importante na saúde óssea.

Cevada

A cevada é semelhante à aveia e tem um sabor terroso. Uma porção de 81 gramas de cevada cozida fornece aproximadamente 100 calorias, a mesma quantidade que em uma porção igual de arroz branco. No entanto, contém um pouco mais de proteína e fibras, além de uma variedade de nutrientes, como niacina, zinco e selênio.

Leia também: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo