O araçá é uma fruta exótica, também chamada de araçá-rosa, araçá-do-campo e araçá-amarelo. Com gostinho de goiaba, é um fruto de pequeno tamanho, cor avermelhada (quando madura) por fora, casca dura e uma polpa branca e macia.
Entre suas propriedades, vale destacar a abundância em antioxidantes, vitaminas diversas e minerais importantes. Além disso, o teor de vitamina C é um dos principais atrativos deste fruto, atingindo, em geral, três a quatro vezes o total encontrado na laranja.
Araçá contém grande quantidade de minerais, entre eles o cálcio. Por isso, o consumo dessa fruta pode beneficiar a saúde, força e densidade dos ossos. Além disso, atua na prevenção e tratamento da osteoporose.
Leia também: Saúde dos ossos: Saiba quais alimentos evitar
Rica em antioxidantes e em vitamina C, trabalha para fortalecer a imunidade e prevenir doenças diversas, especialmente aquelas provocadas por processos inflamatórios. Além disso, é uma fruta de ação antimicrobiana. Assim, beneficia o sistema imunológico. Da mesma maneira, ajuda no tratamento de infecções, como resfriados e gripe.
Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade
Devido à vitamina C, a araçá ajuda a proteger a pele da ação de radicais livres. Ou seja, que provocam inflamações conhecida como “estresse oxidativo”, o que acarreta no envelhecimento da pele e decorrente aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Também rica em fibras, a fruta acelera o trânsito intestinal. Dessa maneira, previne e combate a constipação (prisão de ventre). Além disso, promove saciedade, podendo ser uma grande aliada de quem busca emagrecer.
Suas propriedades calmantes ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Da mesma forma, atenua a sensação de fadiga e esgotamento físico.
Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade