Anisaquíase (verme do sushi): o que é, sintomas e como tratar

Saúde
08 de Abril, 2022
Livia Yume Tanizaki
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 45492
Anisaquíase (verme do sushi): o que é, sintomas e como tratar

Muitas pessoas se perguntam se o consumo de peixe cru pode trazer malefícios à saúde. Ricos em proteínas e ômega-3, esses alimentos tão comuns na culinária oriental são bastante nutritivos. Mas, é verdade que também é preciso cuidado para prevenir uma contaminação, uma vez que não são cozidos. Mais precisamente, quando falamos nesses pratos um dos maiores riscos está em contrair anisaquíase. Ou seja, o verme do sushi. Saiba mais.

O que é anisaquíase?

Conhecida popularmente como verme do sushi, trata-se de uma infecção causada por um parasita do gênero Anisakis sp.. Assim, a fama relacionada ao prato oriental é que esse parasita é encontrado principalmente em peixes e frutos do mar, como crustáceos e lula.

Inclusive, a infecção é mais comum em culturas que têm como hábito o consumo de comida crua. Pois, basta ingerir um alimento contaminado para contrair anisaquíase, cujos sintomas podem aparecer horas depois.

Leia também: Comida japonesa: Melhores escolhas para não sair da dieta

Sintomas

Os mais comuns são:

  • dor abdominal forte;
  • febre abaixo de 39 ºC constante;
  • sangue nas fezes;
  • náuseas e vômitos;
  • por fim, mal-estar geral.

Além disso, algumas pessoas podem desenvolver sintomas típicos de reações alérgicas. Ou seja, como coceira e vermelhidão na pele, inchaço no rosto ou dificuldade para respirar.

Assim, se desconfiar do quadro, procure um médico, que concluirá o diagnóstico a partir da avaliação dos sintomas e história clínica do paciente e da realização de uma endoscopia.

Como tratar anisaquíase

Na maior parte dos casos, na própria endoscopia é feita a retirada dos vermes, que vão parar no estômago e no intestino delgado. Mas, em outros, pode ser necessário tomar vermífugo.

Dá pra prevenir?

Cozinhar os alimentos que podem ser acometidos pelo parasita, em temperatura superior a 65° C, é a melhor forma de evitar anisaquíase. Mas, calma, se você é fã de comida japonesa, não é preciso abrir mão dela. A dica aqui é ter cuidados no armazenamento: congelados e guardados a -20° C, esses alimentos duram até sete dias. Porém, se a temperatura estiver no -35° C, o consumo deve ser feito em menos de 15 horas. 

Por fim, caso vá a um restaurante, prefira os já conhecidos ou atente-se às avaliações!

Fonte: Adélia S. Carmen, médica gastroenterologista e primeira-secretária da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Check-up masculino
Saúde

Check-up masculino: conheça os exames que todo homem deve fazer

Segundo especialistas, a visita deve acontecer logo na primeira infância e se repetir de acordo com as fases da vida

hábitos para tentantes
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Hábitos saudáveis que você deve ter se está tentando engravidar

Tudo que fazemos (ou deixamos de fazer) influencia na nossa saúde. Veja as ações mais importantes para tentantes

criança deitada no sofá e mexendo no celular. Atrás, seus pais também mexem em telas
Gravidez e maternidade Saúde

Uso de telas por crianças reduz interação verbal com os pais

Quanto maior o tempo de tela, maior é a falta de comunicação com seus cuidadores, o que, segundo um estudo australiano, prejudica o desenvolvimento infantil