Alimentos saudáveis que dão ainda mais fome

Alimentação Bem-estar
05 de Junho, 2020
Alimentos saudáveis que dão ainda mais fome

Se você já sentiu que aquele lanchinho saudável abriu o apetite em vez de “forrar” o estômago, saiba que não foi impressão. Alguns alimentos considerados saudáveis são capazes de dar ainda mais fome do que promover saciedade. 

Os motivos para essa sensação podem ser diversos. Há ingredientes que causam ainda mais fome pela falta de fibra na composição. Pois, as fibras se transformam em gel após ingeridas, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Além disso, alguns alimentos podem sinalizar para o corpo que eles devem ser armazenados como gordura, em vez de usá-los como combustível para o organismo, especialmente os processados ou com alto teor de carboidratos.

Existem ainda aqueles fazem com que os níveis de insulina subam, aumentando o açúcar no sangue e, consequentemente, dão fome novamente em pouco tempo. Portanto, antes de fazer seu próximo lanche saudável, tente ficar longe dessas opções que causam ainda mais fome.

Iogurte

Além de algumas marcas serem embaladas com açúcar, o que faz com que o índice de insulina no sangue suba, o iogurte costuma ser pequeno e não existe mastigação. Ou seja, consumi-lo é rápido e fácil, o que pode não dar ao corpo a sensação de estar saciado. Uma boa regra geral: quanto mais rápido você engolir alguma coisa, maior a probabilidade de comer mais.

Pão integral

Mesmo apresentando certa quantidade de fibras, o pão integral possui pouca proteína e gordura boa, que são dois dos macronutrientes responsáveis por aquela sensação duradoura de saciedade. Para contornar o problema, escolha cobrir as fatias com ovos ou abacate.

Biscoitos integrais

Fáceis de comprar e de carregar, eles são a primeira opção de lanche “saudável” para muita gente. Mas, na verdade, seja doce ou salgado, biscoitos integrais são cheios de carboidratos. E, no corpo, o mecanismo é o seguinte: quanto mais carboidrato você comer, mais insulina é liberada pelo pâncreas para quebrar todas as moléculas de açúcar ingeridas. Como essas moléculas se quebram e são absorvidas rapidamente, a insulina fica por ali, esperando mais comida e gerando uma sensação de mais fome.

Sucos

Mesmo que naturais, os sucos não são uma boa pedida. Pois, apesar de ser rico em vitaminas e minerais, o suco geralmente perde as fibras das frutas em seu preparo. Por outro lado, uma boa alternativa seria batê-las juntamente com a casca para elevar a quantidade de fibras e, consequentemente, diminuir o índice glicêmico.

Leia também: 10 alimentos ricos em fibras

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Confira dicas eficientes de como manter uma alimentação saudável em viagens
Alimentação Bem-estar

7 dicas para manter a alimentação equilibrada em viagens

Saiba como escolher alimentos saudáveis, planejar suas refeições e evitar exageros, sem abrir mão do prazer gastronômico na viagem

corrida ou natação
Bem-estar Movimento

Corrida ou natação: o que é melhor para a saúde cardiovascular?

Independentemente de qual modalidade você escolher, a regularidade é essencial para a saúde cardiovascular

xícara de chá de erva-cidreira em cima de mesa de madeira, ao lado de folhas de erva-cidreira e um óleo essencial
Alimentação Bem-estar

Erva-cidreira: benefícios, como fazer e quando evitar

Erva cidreira é uma planta medicinal também conhecida como Melissa e utilizada no tratamento de dor de estômago