Alimentos ricos em flúor e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
19 de Outubro, 2020
Alimentos ricos em flúor e seus benefícios

Os alimentos ricos em flúor não podem faltar na dieta. O flúor é mais frequentemente mencionado nos consultórios odontológicos. Porém, mais do que um aliado contra as cáries, ele é um mineral naturalmente produzido pelo corpo e que atua de diversas formas no organismo, como ajudar diretamente na formação de dentes e ossos mais fortes .

Funções do flúor no organismo

Protege a saúde dos dentes

O flúor é um dos minerais mais importantes para a saúde dos dentes, junto ao cálcio. Mas, em especial, ele atua na formação da arcada dentária e por isso também é utilizado no tratamento de cáries.

Previne a osteoporose

A osteoporose é uma condição caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, que se tornam quebradiços e frágeis. Assim, há medicamentos para o seu tratamento, mas uma dieta rica em minerais como o cálcio e o flúor também pode prevenir a condição.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos

Pele saudável

Alimentos ricos em flúor auxiliam na prevenção do chamado “envelhecimento precoce”, que consiste no aparecimento de rugas e manchas na pele. Em resumo, o envelhecimento precoce é causado pela presença de radicais livres no organismo, que provocam o estresse oxidativo.

Alimentos ricos em flúor

Peixes e demais frutos do mar

Os frutos do mar são alguns dos alimentos mais ricos em flúor e são uma excelente opção para quem deseja repor a falta desse mineral no corpo. Além disso, são fonte de proteínas e ácidos graxos, as chamadas gorduras boas, como o ômega-3.

Cebola e alho

Tanto a cebola quanto o alho são alguns dos mais comuns e populares temperos na culinária brasileira. Além de saborosos, são ricos em flúor.

Arroz e feijão

Arroz como o feijão são ricos nesse mineral, mas se consumidos em conjunto podem ser ainda melhores e tornam qualquer refeição mais nutritiva.

Água

A água também é enriquecida em flúor e, por isso, é uma das melhores fontes desse mineral. Na verdade, a água é forma mais acessível e fácil de incluir o nutriente na alimentação.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.