10 alimentos que pessoas com diabetes podem sim comer

Alimentação Bem-estar
27 de Abril, 2023
10 alimentos que pessoas com diabetes podem sim comer

Se você tem diabetes, ou conhece alguém que conviva com a condição, provavelmente já deve ter visto uma lista de alimentos proibidos para esse grupo de pessoas — ela varia desde carboidratos simples até frutas e legumes. A verdade é que nenhum deles é 100% restrito, e, segundo a nutricionista Thaisa Leal, tudo depende do controle e da forma de consumo. Confira, então, quais alimentos as pessoas com diabetes podem sim comer:

Leia também: Alimentos que são ultraprocessados, mas pouca gente sabe

Alimentos que pessoas com diabetes podem sim comer

A maioria das pessoas com diabetes provavelmente já escutou que não se deve comer certos tipos de alimentos. Entre eles, estão:

Contudo, a nutricionista afirma que é possível, sim, tê-los no dia a dia! Para isso, basta levar em consideração alguns princípios. Por exemplo:

Quantidade e qualidade

A quantidade é algo muito importante. Comer uma banana é diferente de comer três – saber dosar a alimentação é o primeiro passo para balancear a dieta.

Os vegetais, por exemplo, têm entre 80 e 90% de água em suas composições. Assim, o que resta são carboidratos e outros nutrientes muito importantes para a saúde!

A título de comparação: 100g de abóbora moranga crua equivalem a apenas 2,7g de carboidratos; 100g de brócolis cru concentram apenas 4g de carboidratos; 100g de cenoura crua, apenas 7,7g de carboidrato; e 100g de beterraba crua, 11g de carboidrato — todo o resto são nutrientes, fibras e coisas boas para a nossa saúde.

“É um volume grande de alimento com pouca quantidade de calorias e carboidratos, portanto é importante inseri-los na alimentação para auxiliar na saciedade”, explica.

Combinações

De fato, todos os alimentos citados têm, majoritariamente, carboidratos – o que a maioria das pessoas pensa que é proibido para quem tem diabetes.

Mas na verdade, todos precisamos desse macronutriente. O segredo, então, é sempre limitar a quantidade e saber as combinações certas.

Thaisa Leal explica que os carboidratos, no geral, são absorvidos rapidamente pelo corpo (seja um pão com requeijão ou manteiga, um cuscuz, uma banana e até um copo de água de coco). Desse modo, em pouco tempo o açúcar desses alimentos vai para o sangue, gerando um pico na glicemia.

Contudo, se você consumi-los em combinações com outros itens de digestão mais lenta, pode retardar esse processo! Para isso, tente adicionar fontes de proteínas e fibras na refeição (como carne, frango, peixes, queijos brancos e amarelos, iogurtes proteicos, ovos, whey protein e vegetais).

Alimentos que pessoas com diabetes podem sim comer: composições

Também é preciso estar atento às composições dos alimentos, dos produtos e das preparações. Por exemplo: um bolo de banana saudável pode ser ótimo, mas ele é majoritariamente carboidrato – já que leva banana, aveia e poucos ovos. Então, você pode comer uma fatia desse bolo saudável, mas também é preciso acompanhá-lo com uma fonte de proteína – uma calda de whey protein, por exemplo.

Além disso, não adoce as bebidas e nem faça receitas com açúcar. Usar açúcar é algo que vai aumentar muito a quantidade de calorias da sua refeição, além de gerar o pico glicêmico. Caso você queira adoçar, opte por adoçantes naturais – como xilitol, taumatina ou stevia.

Ajuda profissional

Por fim, mas não menos importante, vale consultar um nutricionista. Ele poderá montar uma dieta que contribua para o manejo do diabetes com todas as coisas que você gosta!

Fonte: Thaisa Leal, nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!