É perigoso para a saúde comer alimentos mofados?
Encontrar alimentos mofados, seja na geladeira ou nos armários, é uma cena muito comum. Pães, bolos e queijos lideram a lista e acabam por estragar mais facilmente. Essa contaminação acontece porque os mofos, também conhecidos como bolores, podem ser transportados pelo ar, água ou insetos e contaminar a comida, trazendo um aspecto aveludado e colorido. Contudo, algumas pessoas apenas descartam a parte mofada e consomem o restante. Mas será essa prática apresenta riscos para a saúde? Continue lendo e entenda.
Veja também: Confira alimentos que mais geram intoxicação alimentar
Alimentos mofados fazem mal à saúde?
Certamente a coloração verde ou esbranquiçada não traz um aspecto apetitoso para a comida. Além disso, é preciso compreender que alguns alimentos oferecem mais riscos que outros quando estão mofados.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), alguns alimentos com mofo são completamente seguros para o consumo, é o caso dos queijos gorgonzola, brie, camembert e azul. Contudo, em alguns casos, o consumo do mofo pode sim ser prejudicial à saúde e causar sintomas como vômitos, alergias, diarreia, intoxicação alimentar e dores abdominais.
Dessa forma, a crença que retirar o trecho embolorado é o suficiente para tornar o restante do alimento apto para consumo não vale para todos os casos. Em alguns alimentos, os mofos desenvolvem colônias na parte interna — onde não se pode ver —, e produzem substâncias prejudiciais à saúde, que são as micotoxinas que são danosas aos seres humanos.
A seguir, confira as regras dos alimentos contendo contaminantes fúngicos que devem ser consumidos ou descartados de acordo com a USDA:
Alimentos que você pode comer se tirar o mofo:
- Queijos duros como parmesão, pecorino e montanhês
- Salame duro
- Frutas firmes como maçã e pera
- Legumes como cenoura, pimentão e repolho.
Os alimentos listados acima possuem baixo teor de umidade, o que dificulta a penetração dos fungos. Portanto, a USDA recomenda cortar pelo menos 2,55 centímetros em torno do local contaminado para evitar a contaminação cruzada. Além disso, não se deve encostar a faca no fungo. Contudo, após a retirada do trecho mofado, o alimento deve ser higienizado para consumo.
Alimentos para jogar fora se tiverem mofo:
- Iogurte
- Geleias
- Queijos macios (com exceção daqueles que são propositalmente mofados)
- Frutas moles como amora, morango e uva.
- Assados
- Legumes
- Nozes
- Carne
Dicas para evitar que o evitar que o mofo contamine a comida
- Se atente sempre ao prazo de validade dos alimentos antes de ingeri-los;
- Mantenha os alimentos não perecíveis em lugares limpos e livres de umidade ou de excesso de calor;
- Atente-se as condições de armazenamento dos alimentos, mantendo a geladeira sempre limpa;
- Por fim, após o amadurecimento, guarde as frutas na geladeira;
Referências: Revista News Lab.