Alimentos funcionais: o que são, exemplos e seus benefícios
Não é segredo que para ter uma rotina mais saudável, é necessário investir em uma dieta equilibrada com frutas, vegetais e legumes. Contudo, alguns itens podem oferecer mais benefícios à saúde do que outros, além do valor nutricional, são os alimentos funcionais.
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o termo “alimento funcional” indica um alimento ou ingrediente que, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos, fisiológicos que são benéficos para a saúde e podem diminuir o risco de doenças. Continue lendo e saiba mais.
Veja também: Tendência a intolerância à lactose atinge 51% dos brasileiros, aponta estudo
Principais alimentos funcionais
Confira abaixo alguns dos principais alimentos funcionais de origem vegetal e seus benefícios:
- Soja e derivados: agem no controle do colesterol e alivia sintomas indesejáveis da menopausa;
- Tomate e derivados: reduzem os níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata.
- Vegetais crucíferos como repolho, couve-flor e brócolis: possuem glicosinolatos e reduzem o risco de desenvolvimento de câncer;
- Linhaça: é rica em lignanas, associadas com a redução do risco de câncer;
- Alho: possui o componente ativo alicina, que pode atuar no controle à diabetes e na prevenção do câncer;
- Frutas cítricas como abacaxi, laranja e limão: contém limonóides, que estão sendo estudados na prevenção e no controle de alguns tipos de câncer;
- Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, uva roxa e vinho tinto: reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico;
- Aveia: possui a beta-glucana, que tem propriedade de auxiliar na redução de colesterol plasmático.
A nutricionista Patrícia De Moraes indica que o consumo desses alimentos devem fazer parte da rotina, já que são bastante comuns à nossa cultura alimentar: “A soja, tomate e linhaça, por exemplo, podem fazer parte de uma salada. Além disso, o alho já faz parte do tempero básico dos mais diversos pratos brasileiros. Já a aveia, pode ser usada em receitas de pães, bolos e panquecas ou ser consumida como acompanhamento de uma fruta”, comenta.
Embora a inclusão dos alimentos funcionais no cardápio seja altamente indicada, vale ressaltar que uma dieta saudável é composta por uma variedade de ingredientes, e não apenas por alimentos funcionais. Dessa forma, é fundamental buscar um equilíbrio nutricional, respeitar as necessidades individuais e seguir as recomendações de um profissional de saúde para garantir uma rotina adequada e segura.
Benefícios dos alimentos funcionais
- Possuem alto valor nutritivo;
- Reduzem o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes;
- Protegem as células dos radicais livres;
- Contribuem com o funcionamento do intestino;
- Reduzem a absorção do colesterol;
- Equilibram os níveis de triglicérides.
Por fim, segundo a especialista, mesmo para pessoas que possuem uma rotina mais agitada, é possível buscar por esses tipos de alimentos durante o dia. Portanto, em restaurantes e self-services, é fácil encontrar boa parte dos vegetais e legumes. Assim, eles servem de substituição a opções gordurosas ou de baixo valor nutricional.
Além disso, os alimentos funcionais também podem figurar o cardápio no lanche da tarde com frutas e sucos integrais, por exemplo.
Fonte: Patrícia De Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.
Referência: Ministério da Saúde