Alimentos de fácil digestão
Alimentos de fácil digestão podem ser a melhor escolha para evitar aquele mal estar típico que algumas pessoas sentem após as refeições, além de evitar sintomas de doenças e problemas gastrointestinais.
Geralmente, os alimentos de simples digestão têm poucas fibras – apesar de saudáveis, as fibras presentes em frutas, legumes e grãos não são digeridas pelo corpo. Elas passam pelo intestino grosso e, antes de serem eliminadas, podem causar vários problemas, de inchaço à constipação.
Assim, comer itens com pouca fibra diminui a quantidade de material não absorvido pelo organismo e pode aliviar esses sintomas.
Cortar o que você come em pedaços pequenos e mastigar bem cada mordida antes de engolir também pode ajudar. Reserve um tempo para suas refeições para não se alimentar com pressa.
Vegetais cozidos
Legumes e verduras crus são fontes de fibras, Porém, depois de cozidos, essa quantidade é reduzida. Por exemplo, uma porção de 128 gramas de cenoura crua contém 4 gramas de fibra ou 14% da ingestão diária recomendada. Já uma porção de 128 gramas cozida contém menos de 2 gramas de fibra.
Boas escolhidas de vegetais incluem:
- Abóbora sem sementes
- Espinafre
- Vagem
- Cenoura
- Batata sem casca
Aves e peixe
Os dois tipos de carne costumam ser classificados como alimentos de fácil digestão, assim como o peru. A maneira que são preparados também pode afetar a facilidade de serem digeridos. Em vez de fritar, tente grelhar, cozinhar ou assar.
Leia também: Sardinha é saudável?
Laticínios
Se você é intolerante à lactose, os produtos lácteos podem perturbar sua digestão. Caso contrário, o laticínio é pobre em fibras e costuma ser fácil de digerir para muitas pessoas. Entre eles:
- Queijo cottage
- Iogurte
Antes de cortar todos os alimentos potencialmente difíceis de digerir, você pode achar útil manter um diário alimentar.
Leia também: Dieta flexível: O que é e como fazer
Registre o que comeu, a que hora do dia e como a comida o fez se sentir. Dessa forma, fica mais fácil identificar e evitar alimentos que causam gases, inchaço, dor de estômago ou outro desconforto.
Você também pode fornecer essas informações ao seu médico para ajudar a diagnosticar e tratar qualquer problema que possa ter.