Pode deixar o alimento na lata depois de aberta? Confira

Alimentação Bem-estar Casa
09 de Fevereiro, 2022
Pode deixar o alimento na lata depois de aberta? Confira

A cena é muito comum: você abre uma lata de milho, ervilha ou outro alimento, e não usa toda a embalagem. E agora, como armazenar? Veja se você pode (ou não) guardar o alimento na lata depois de aberta:

Pode deixar o alimento na lata depois de aberta?

A resposta é simples: não. Todas as sobras das latas que você abriu devem ir para a geladeira dentro de potes com tampa. Isso porque além do risco de perda de sabor, deixar a comida na embalagem aberta pode provocar contaminações — seja por micro-organismos presentes no ambiente ou por componentes do próprio metal (se ele for danificado). Lembre-se, também, de consumir o produto dentro do prazo estipulado pelo fabricante (ele fica escrito no rótulo).

Os danos à saúde podem incluir infecções bacterianas, intoxicações alimentares e contágio por Bisfenol A (BPA) — uma substância presente no interior das latas que evita a ferrugem, mas se exposta (quando o material é danificado, por exemplo) aumenta as chances de câncer e doenças cardíacas.

Da mesma forma, só vedar o objeto com plástico-filme não adianta nada. Isso porque ele não isola totalmente o alimento, permitindo a entrada de oxigênio e a proliferação dos bichinhos nada desejados.

Leia também: Pode colocar comida quente na geladeira? Entenda

Dicas na hora de comprar

Uma das principais funções das embalagens é proteger o alimento e evitar que ele estrague antes do tempo. E as latas são ótimas para isso, uma vez que geralmente só possuem uma ou duas regiões de fechamento (ao contrário das caixinhas de papel, por exemplo, que possuem três ou até quatro). Desse modo, as latas atuam no controle da perda de umidade, inibem a entrada de luz e bloqueiam fungos e bactérias.

Contudo, se a lata apresentar amassados, rachaduras, estufamentos ou quaisquer outras alterações, há a chance de o alimento estar contaminado. Portanto, descarte essa unidade e pegue outra.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes