Pode deixar o alimento na lata depois de aberta? Confira

Alimentação Bem-estar Casa
09 de Fevereiro, 2022
Pode deixar o alimento na lata depois de aberta? Confira

A cena é muito comum: você abre uma lata de milho, ervilha ou outro alimento, e não usa toda a embalagem. E agora, como armazenar? Veja se você pode (ou não) guardar o alimento na lata depois de aberta:

Pode deixar o alimento na lata depois de aberta?

A resposta é simples: não. Todas as sobras das latas que você abriu devem ir para a geladeira dentro de potes com tampa. Isso porque além do risco de perda de sabor, deixar a comida na embalagem aberta pode provocar contaminações — seja por micro-organismos presentes no ambiente ou por componentes do próprio metal (se ele for danificado). Lembre-se, também, de consumir o produto dentro do prazo estipulado pelo fabricante (ele fica escrito no rótulo).

Os danos à saúde podem incluir infecções bacterianas, intoxicações alimentares e contágio por Bisfenol A (BPA) — uma substância presente no interior das latas que evita a ferrugem, mas se exposta (quando o material é danificado, por exemplo) aumenta as chances de câncer e doenças cardíacas.

Da mesma forma, só vedar o objeto com plástico-filme não adianta nada. Isso porque ele não isola totalmente o alimento, permitindo a entrada de oxigênio e a proliferação dos bichinhos nada desejados.

Leia também: Pode colocar comida quente na geladeira? Entenda

Dicas na hora de comprar

Uma das principais funções das embalagens é proteger o alimento e evitar que ele estrague antes do tempo. E as latas são ótimas para isso, uma vez que geralmente só possuem uma ou duas regiões de fechamento (ao contrário das caixinhas de papel, por exemplo, que possuem três ou até quatro). Desse modo, as latas atuam no controle da perda de umidade, inibem a entrada de luz e bloqueiam fungos e bactérias.

Contudo, se a lata apresentar amassados, rachaduras, estufamentos ou quaisquer outras alterações, há a chance de o alimento estar contaminado. Portanto, descarte essa unidade e pegue outra.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra