Alho negro: O que é, para que serve e como usar
O alho negro é obtido a partir do alho convencional, como conhecemos popularmente. No entanto, a diferença é que a versão na cor escura é submetida a um processo de fermentação. Assim, sob uma temperatura e umidade controladas por um determinado período de tempo, ele é fermentado.
Ainda, é durante esse processo que ocorre a mudança de cor e consistência do vegetal e, assim, obtemos o alho negro, de textura macia. Essa fermentação reduz o sabor e cheiro forte, o que confere um gosto adocicado ao alimento.
Assim, o alho negro pode ser usado em diversas receitas, como no preparo de molhos, no tempero de carnes, saladas ou massas, ou para fazer o famoso pão de alho, por exemplo. Além disso, também pode ser utilizado para aromatizar azeites.
Propriedades do alho negro
É possível dizer que essa versão do alho é mais nutritiva a que a versão “convencional”, pois com a fermentação, suas propriedades tornam-se ainda mais poderosas. Ainda, o alho negro é rico em polifenóis, flavonoides e compostos organosulfurados..
Também, trata-se de um alimento rico em vitaminas do complexo B, C e E. Não só, é fonte de minerais como cálcio, magnésio e zinco.
Benefícios do alho negro
Combate o envelhecimento precoce
Por ser fonte de antioxidantes, o alho ajuda a combater a ação de radicais livres no organismo. São eles que, entre outras coisas, causam o envelhecimento precoce da pele e do corpo de modo geral.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Fortalece a imunidade
Dono de forte ação antiviral e antifúngica, ele ajuda a fortalecer a imunidade. Além disso, por ser abundante em antioxidantes e vitaminas, trabalha a favor da saúde em geral. Também, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças.
Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade
Protege a saúde do coração
Além de ajudar no emagrecimento, ele é também um aliado da saúde cardiovascular. Como? Resumidamente, ajuda a controlar e reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) do corpo. Não só, trabalha para aumentar o nível de colesterol bom (HDL).