Água ou suco natural: o que é melhor para hidratar as crianças?
O calor reforça a importância de hidratar o corpo. Para isso, vale abusar de sucos, chás e, é claro, água. No caso de crianças de 1 a 3 anos, a recomendação é consumir cerca de 4 a 5 copos (aproximadamente 1 litro) de líquidos por dia. Por outro lado, as de 4 a 8 anos geralmente precisam de 5 a 7 copos (aproximadamente 1,2 a 1,6 litros) de líquidos por dia. Isso pode variar dependendo do clima e da atividade física. Mas na hora de se hidratar, qual é a melhor opção: água ou suco natural?
Leia mais: Sinais de desidratação: estou bebendo pouca água?
Água ou suco natural: o que é melhor para as crianças?
Especialistas afirmam que, apesar de sucos naturais contribuírem com a hidratação dos pequenos, a água deve ser a prioridade. Desse modo, pediatras e nutricionistas são unânimes: apenas a água tem a função de hidratar. Por isso, os pais devem ofertá-la nos intervalos das brincadeiras, fracionada ao longo do dia entre as refeições, e tendo em mente a quantidade recomendada. Para os bebês menores de 6 meses que mamam no peito, toda a água necessária vem da amamentação.
Outras bebidas, como os sucos, também entram nessa conta, mas não devem substituir a água, que precisa sempre ser em maior quantidade. Além disso, na hora de escolher entre a água ou suco natural, é importante lembrar que os sucos têm muito carboidrato. Por isso, o melhor, do ponto de vista nutricional, é oferecer a fruta, porque ela tem a fibra também.
Criança pode beber água com gás?
De acordo com pediatras entrevistados anteriormente pela Vitat, não existe uma contraindicação em relação ao consumo da bebida pelos menores. No entanto, isso não significa que se deve incentivar sua ingestão.
Além disso, não é aconselhável oferecer água com gás, principalmente, para crianças menores de dois anos. Isso porque ela pode favorecer o aparecimento ou agravamento de condições como gases e refluxo. Do mesmo modo, oferecer água com gás para crianças pode ser a porta de entrada para o refrigerante.
Por fim, vale apenas lembrar que, de acordo com autoridades de saúde como a Academia Americana de Pediatria, crianças não devem beber sucos até o primeiro ano de vida. Inclusive, depois desse período, deve-se ter cuidado para que ele não seja consumido em excesso pelos menores.