Jogar água de arroz no cabelo funciona?
Assim como o azeite ou o soro fisiológico, muito se fala sobre os benefícios de utilizar água de arroz no cabelo. A prática, no entanto, não é uma novidade: pesquisadores dizem que as mulheres da era Heian, de 794 a 1185, no Japão, usavam o ingrediente para manter o cabelo longuíssimo e bem cuidado. Agora, vamos entender melhor essa tendência e como você pode usá-la em casa.
Dessa forma, essa receita caseira é muito popular entre as mulheres que desejam aproveitar ao máximo os benefícios presentes nos grãos de arroz.
Leia mais: Saiba como acelerar o crescimento do cabelo
O que é e para que serve a água de arroz?
A água de arroz no cabelo é uma receita caseira originária da cultura asiática. As pessoas que utilizam essa prática acreditam que ao lavar o cabelo com água de arroz, os fios ficarão mais hidratados, fortalecidos e brilhosos.
Basicamente, a água de arroz é exatamente o que o nome promete: a água que “sobra” depois de deixar o arroz de molho por algum tempo. Estudos indicam que o uso dessa água para lavar os fios não só melhora o brilho e a maciez, mas também colabora para uma reparação completa dos fios. O que gera esse processo reparador é um ingrediente que se encontra em abundância nesse líquido, chamado inositol, que também ajuda a prevenir danos futuros aos fios.
Leia mais: Cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir
Pode usar água de arroz no cabelo?
Afinal, pode mesmo usar água de arroz no cabelo? Nós conversamos com a Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga, para explicar melhor os benefícios e como usar essa técnica.
A especialista confirma que essa prática milenar, muito popular entre as mulheres nos países como China e Japão, pode ser realizada.
“O uso dessa mistura traz diversos benefícios aos fios, além de ser natural e não oferecer riscos à nossa saúde capilar”, acrescenta.
Mas realmente funciona?
Segundo a cosmetóloga Roseli Siqueira, a eficiência dessa receita caseira é real, ou seja, realmente funciona.
“A água do arroz é rica em antioxidantes, minerais, aminoácidos e uma excelente fonte de vitamina E”, explica a especialista.
Além disso, o uso da água de arroz nas madeixas estimula o fluxo sanguíneo e auxilia no fortalecimento e no crescimento saudável dos fios.
Portanto, se você não utilizava essa receita caseira por acreditar que não fazia efeitos, então agora pode passar a utilizar na sua rotina de cuidados capilares.
Benefícios da água de arroz no cabelo
Mas quais os benefícios que a água de arroz traz para o nosso cabelo, de fato? A esteticista cita alguns deles, a seguir:
- Reposição de vitaminas e nutrientes;
- Fortalece os fios;
- Tem ação anti-queda;
- Diminui a incidência de frizz;
- Devolve o brilho e maciez;
- Deixa os fios mais hidratados;
- Forte ação contra a queda;
- Estimula o crescimento do cabelo;
- Facilita na hora de desembaraçar os fios.
A água de arroz no cabelo também pode oferecer vantagens para quem está passando pela transição capilar.
Esse processo é conhecido por permitir os fios crescerem de forma natural após passar por um período utilizando componentes químicos que mudaram a sua estrutura.
Além disso, a ação antioxidante da água do arroz também evita o desbotamento dos cabelos coloridos.
Como utilizar no cabelo?
Antes de mais nada, você vai precisar de:
- 1 xícara de arroz
- 1 copo de água
Em seguida, vem o preparo:
- O primeiro passo é lavar o arroz para garantir que não fique nenhuma sujeira ou impureza nos grãos.
- Em seguida, misture o arroz com a água até que ela fique turva.
- Na sequência, coe o arroz e reserve a água. Os grãos podem ser cozidos e consumidos normalmente.
- Coloque a água em um pote com tampa e deixe descansar de 12 a 24 horas, em temperatura ambiente.
- Em seguida, você pode separar uma parte da água em um recipiente para ser usado no chuveiro. O restante vai para a geladeira. Depois de usado, o recipiente menor também precisa ser refrigerado.
Passado esse processo, é a hora de usar o líquido nos fios. Aqui, o passo a passo é bem mais simples: basta jogar a água de arroz no cabelo depois da sua rotina normal de shampoo e condicionador. Na hora de derramar a água na cabeça, foque mais no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Por fim, enxágue novamente com a água do chuveiro. A frequência depende de você: pode ser tanto uma vez por semana como a cada lavagem.
Por se tratar de uma receita natural e sem conservantes, a mistura caseira pode ser mantida por até 4 dias na geladeira: “após esse prazo ela vence e não é recomendável utilizá-la”, orienta Roseli.
Leia mais: Pente de jade: O que é e como atua no crescimento do cabelo
Pode dormir com água de arroz no cabelo?
A esteticista Roseli Siqueira não recomenda dormir com água de arroz nos fios. “Diferente de outros tratamentos indicados para a noite, a água de arroz não deve ser utilizada para essa finalidade, pois assim você estará dormindo com os cabelos molhados, o que pode prejudicar os fios e até causar irritações no couro cabeludo”, alerta.
Água de arroz faz o cabelo crescer?
Apesar de haver muitas especulações, não há comprovação entre a relação do uso da receita caseira com o crescimento acelerado dos cabelos, segundo a especialista.
“Porém, o uso da mistura auxilia no fortalecimento da fibra capilar e no crescimento saudável do fio. Isso porque a massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos ajuda os fios a crescerem”, complementa.
Malefícios do produto
A boa notícia é que não existem contraindicações para o uso da água de arroz nos fios. Porém, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais em decorrência de alergias ao arroz, informa a esteticista.
“Na maioria dos casos, é mais comum que pessoas com o couro cabeludo mais seco sintam que essa receita deixa a região ainda mais seca. Então, para evitar que isso aconteça, evite usar a água de arroz mais de uma vez por semana”, finaliza a especialista.
Fonte: Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga.