Água com limão quebra o jejum intermitente? Vem saber
Será que água com limão quebra o jejum intermitente? Um dos métodos aliados do emagrecimento mais comentados dos últimos tempos, o jejum intermitente vem ganhando cada vez mais seguidores. Muitas vezes chamado de dieta, esse estilo de jejuar é, na verdade, uma estratégia nutricional. Ele é caracterizado por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral. Mas, uma das dúvidas mais frequentes de quem segue essa metodologia é se é permitido consumir a famosa água com limão no jejum intermitente. Além disso, quais os benefícios do limão em jejum?
Água com limão quebra o jejum intermitente: Será?
Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, a água com limão no jejum intermitente não é recomendada. Isso porque, via de regra, o correto seria que o consumo é liberado dependendo da quantidade de limão na água. Porém, muitos adeptos da prática confundem a recomendação e passam boa parte do período de jejum ingerindo a bebida.
Assim, a frequência e a quantidade consumida de água com limão no jejum intermitente são capazes de aumentar o nível de açúcar no sangue, tirando o organismo do jejum.
Então, por mais que um shot de limão seja uma quantidade muito baixa para quebrar o jejum, a água com limão em jejum deve ser evitada.
Leia também: Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?
Jejum intermitente emagrece?
Todas as dietas de controle de calorias têm um impacto similar na perda de peso, mas para que sejam realmente bem sucedidas, a pessoa deve ser capaz de mantê-la no longo prazo.
Um estudo gigante publicado em 2017 no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que o jejum intermitente é igualmente eficaz para a perda de peso como a restrição diária de calorias (a tradicional dieta), principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.
Os resultados variam, no entanto, dependendo das circunstâncias individuais e da quantidade de peso que o indivíduo deseja ou precisa perder.
Portanto, a eficácia desse programa alimentar, a longo prazo, depende da capacidade da pessoa em manter esse estilo saudável e de baixas calorias no futuro.
O tempo para se habituar totalmente à dieta é variável, que pode ser rapidamente aceita pelo organismo ou, inclusive, não ser bem tolerada. Nesse caso, é preciso reformular as práticas alimentares com a ajuda de um médico ou nutricionista.