Água com açúcar não acalma: entenda por que crença popular é falsa
Pergunte à sua mãe, à avó ou a qualquer idoso qual é a melhor receita para “acalmar os nervos”, e a pessoa provavelmente responderá “água com açúcar”. A crença popular é antiga, mas você sabia que ela não passa de um mito?
A nutróloga Marianna Magri Real conta que a bebida também fez parte de sua infância. “Era quase que um ritual: caso alguém estivesse nervoso ou tivesse recebido uma notícia assustadora, se tomasse aquela água, era certo que tudo melhoraria”, diz.
Não se sabe exatamente quando essa ideia de que o açúcar faz bem para a saúde mental surgiu, mas a verdade é que o ingrediente sempre esteve presente na história brasileira — apesar de o consumo de alimentos açucarados ser muito maior atualmente do que anos atrás.
Para você ter uma ideia, o açúcar foi, por muito tempo, a base da economia colonial, e as plantações de cana-de-açúcar eram verdadeiras riquezas para o país.
Água com açúcar acalma?
A verdade é que comer um doce pode, sim, proporcionar uma sensação de prazer. “O açúcar em sua forma mais comum, a sacarose, é composto de frutose e glicose. Quando o açúcar é metabolizado no nosso organismo, ele é transformado em glicose, que não tem propriedades calmantes ou relaxantes. Mas muitas pessoas fazem essa associação pois o açúcar pode gerar um aumento na produção de neurotransmissores como a serotonina, o que gera uma sensação de bem-estar momentânea”, explica a especialista.
Desse modo, a área do cérebro responsável pelo gatilho da recompensa é ativada. É por isso que muita gente recorre às sobremesas em momentos de estresse, tristeza ou tensão, por exemplo.
Mas é preciso tomar cuidado. A calmaria inicial é passageira, e uma vez que o açúcar (glicose) tem a função de gerar energia para o corpo, a receita pode ter o efeito contrário do desejado — isto é, aumentar a inquietação e a ansiedade.
Leia também: 5 mitos sobre as proteínas e como consumir corretamente
O que fazer?
Mas existem preparos e hábitos muito melhores do que um copo de água com açúcar (que é rico em calorias, mas pobre em nutrientes).
“A água com açúcar não possui efeito relaxante comprovado cientificamente, é recomendado que sejam adotadas outras estratégias capazes de diminuir os níveis de cortisol e também aumentar a concentração de serotonina para garantir maior sensação de bem-estar e mais tranquilidade”, diz a nutróloga.
Algumas opções para ajudar a relaxar, de acordo com ela, são:
- “Praticar atividades físicas, pois contribui para diminuir a quantidade de cortisol produzida durante o dia, ajudando a relaxar”;
- “Dormir bem, uma vez que dessa forma, é possível descansar a mente e relaxar para o próximo dia, além de favorecer a produção de serotonina”;
- “Fazer meditação, já que durante a meditação a pessoa consegue ter mais concentração e focar em situações positivas, promovendo o relaxamento”;
- “Tomar chás relaxantes, como o de valeriana, o de erva-cidreira ou o de camomila, pelo menos 30 minutos antes de dormir.”
Fonte: Marianna Magri Real, nutróloga.