Agave: Conheça mais sobre os benefícios da planta
Você já deve ter ouvido falar do agave, mas talvez não saiba ao certo o que é. Trata-se de uma planta suculenta nativa do México, que serve como alternativa para o açúcar.
Suas propriedades são tão ricas que seu uso data desde os tempos dos Astecas, servindo até mesmo como símbolo para a deusa Mayheul, da mitologia local.
Porém, vale ressaltar: não há um único tipo de agave. Existem aproximadamente 30 variedades. Além disso, é uma planta versátil e seus possíveis usos são muitos. Entretanto, nos últimos anos, tem sido mais comumente usada como uma alternativa ao açúcar comum, de mesa.
No entanto, embora a frutose do agave não seja tão prejudicial à saúde quanto a sacarose do açúcar de mesa, seu consumo também precisa ser moderado. Esse cuidado deve ser ainda mais especial para os portadores de diabetes, já que os altos níveis de glicose podem desencadear as crises hiperglicêmicas. Por essa razão, antes de inserir o produto na rotina alimentar é fundamental consultar um nutricionista ou médico.
Leia mais: Afinal, mel é melhor que açúcar?
Propriedades do agave
O agave é composto principalmente por carboidratos, especialmente a frutose – o açúcar natural das frutas. Assim, assemelha-se ao mel, ou seja, tem a consistência de um xarope, porém, é um pouco mais suave. Para que esse xarope seja extraído, as folhas do agave azul são utilizadas.
Também é fonte de minerais como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio. Não só, apesar de ser um carboidrato, seu índice glicêmico é mais baixo do que o do açúcar convencional. Ou seja, leva mais tempo para liberar a glicose no sangue, o que acarreta em menores picos glicêmicos. Portanto, é uma opção de substituição menos calórica.
Benefícios do agave
Opção para os veganos
Como os veganos não consomem mel, pois tem origem animal, o xarope de agave é uma opção vegana, visto que sua consistência se assemelha muito com a do mel, entretanto, sua origem é 100% vegetal.
Leia mais: Dieta vegana: O que é, como começar e alimentos permitidos
Agave combate o colesterol alto
Rico em sapopinas, substância que determina a propriedade de redução da tensão superficial da água e suas ações detergentes e emulsificante, o agave, quando consumido de forma equilibrada, é capaz de ajudar na redução do colesterol alto no organismo.
Leia mais: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Excelente para a flora intestinal
Não só, o agave é rico em probióticos – produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios à saúde. Dessa forma, abundante em inulina, um excelente probiótico, o agave atua no bom funcionamento e saúde da flora intestinal, que contribui imensamente para saúde geral do corpo.
Leia também: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais
Ajuda na cicatrização
Ademais, é excelente para dar aquela ajuda extra na cicatrização de machucados. Isso porque contém propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que contribuem para a melhor e mais fácil cicatrização.
Leia também: Óleo de copaíba: O que é, propriedades e benefícios
Como consumir
Famoso por sua versatilidade, há diversas maneiras de consumir:
- Xarope ou calda de agave (“mel”)
- Adoçando receitas como bolos, tortas, panquecas e demais doces
- Picolé de frutas
Quais os riscos da ingestão excessiva de agave?
O agave é um tipo de açúcar e, quando se fala nesse ingrediente, equilíbrio é essencial. Como isso, o excesso de açúcar no sangue pode gerar um grande estoque de gordura e causar doenças como diabetes e obesidade.