Adubo caseiro pode ser feito a partir de cascas de frutas e verduras
Consome muitos alimentos naturais e sempre joga as cascas no lixo? Essas partes geralmente são descartadas, mas podem ser reutilizadas, sabia? As cascas e os miolos de frutas, legumes e verduras servem, por exemplo, de adubo caseiro e são ótimas fertilizantes para a horta. Seja em casa ou em um local específico para plantação, aproveitar as vitaminas dos “restos” traz benefícios para a colheita e a deixa ainda mais saborosa.
As cascas de frutas e legumes possuem diversos nutrientes que podem fortalecer a horta e dar mais saúde para a sua plantação. Esse adubo orgânico, como é chamado, passa para a terra macro e micronutrientes. Assim, as plantas crescem de maneira saudável. Além disso, o adubo orgânico também pode proporcionar um sabor mais acentuado à plantação, e deixa as raízes mais fortes.
Leia também: Horta em casa: Cultive temperos e hortaliças
Como usar as cascas de frutas e legumes para fazer um adubo caseiro
Antes de tudo, escolha uma caixa ou um recipiente não muito grande, com furos capazes de drenar os líquidos. No fundo do recipiente, use terra de plantio e cubra com as cascas de frutas e verduras. Feche com mais uma camada de terra e tampe, deixando o adubo ali por ao menos 40 dias antes de transferi-lo para a horta.
Não coloque esse fertilizante diretamente nas plantas, pois ele pode causar pragas. Por isso, é importante adicionar o adubo caseiro na terra e respeitar o período antes da transferência. Preferencialmente, faça o adubo do lado de fora de casa, já que ele pode atrair insetos. Por fim, deixe em um local fresco e arejado.
Além de ser uma forma mais sustentável e saudável de produzir a horta, uma das vantagens do adubo cadeiro é que ele é barato!