Adolescentes que pulam o café da manhã têm maior risco de obesidade
Adolescentes podem correr maior risco de ter obesidade devido a um simples hábito: pular o café da manhã, confirmou um estudo.
É durante a adolescência que se passa por um estágio crítico de desenvolvimento do organismo. Dessa forma, há forte influência sobre o metabolismo. Portanto, é possível relacionar a maior chance de desenvolver obesidade nesse período da vida.
Nesse sentido, um estudo foi desenvolvido sobre a relação entre pular o café da manhã e a ocorrência de obesidade em adolescentes. Assim, cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) afirmam: a maior parte dos adolescentes com obesidade tem o hábito de não tomar café da manhã.
Leia mais: Entenda como pular o café da manhã pode engordar
Café da manhã x obesidade: Entenda a relação
Cerca de 900 voluntários na faixa etária de 12 a 17 anos tiveram seus hábitos alimentares analisados durante o estudo. Por fim, foi possível observar que os jovens com maior massa corporal e circunferência da cintura tinham algo em comum: todos pulavam a refeição matinal.
Conclusivamente, os pesquisadores assumem que, ao pular a refeição inicial do dia, os adolescentes sentem fome após algumas horas. Assim, acabam optando por alimentos de “fácil consumo”: fast food, salgadinhos e bolachas. Ou seja, alimentos hipercalóricos, ultraprocessados e repletos de sódio e gordura trans.
Leia também: Como ter um café da manhã saudável – de acordo com Harvard
Por que o risco é maior para adolescentes?
Outros fatores certamente influenciam o risco individual de cada adolescente desenvolver ou não obesidade. Entretanto, o risco é geralmente maior nessa fase da vida por essa tratar-se de uma fase de desenvolvimento do corpo e de grande desregulação hormonal. Portanto, a ocorrência de obesidade não é inerente a todos os adolescentes, mas o risco é comprovadamente maior nessa fase da vida.