Ácido clorogênico: O que é, para que serve e benefícios
O ácido clorogênico (CGA) é um tipo de composto fitoquímico benéfico para a saúde de algumas formas: ajuda no controle da pressão arterial, na regulação da glicemia, no controle do colesterol e mais. Na verdade, o ácido clorogênico surgiu da mistura entre dois compostos: o cloreto férrico, um ácido químico, e o ácido cafeico, um derivado cinâmico, o extrato do café verde.
Benefícios do ácido clorogênico
Previne diabetes tipo 2
Diabetes tipo 2 é caracterizada pelo excesso crônico de açúcar no sangue. Ou seja, a glicemia é extremamente elevada devido à resistência do corpo à insulina (hormônio responsável pela redução da glicemia).
Porém, o ácido atua diretamente no metabolismo e no sistema hormonal. Por isso, promove a melhor ação da insulina no organismo e, como consequência, auxilia no controle do açúcar presente na corrente sanguínea.
Ainda, o fitoquímico pode prevenir possíveis efeitos colaterais que diabetes pode causar, como é o caso da catarata, uma doença marcada pela opacidade da lente natural do olho.
Leia também: Insulina vegetal: Conheça a planta que controla a glicemia
Ajuda a regular a pressão arterial
O composto também reduz o risco de doenças cardiovascular, especialmente a hipertensão (pressão arterial elevada). Em resumo, o fitoquímico inibe a ação de uma enzima que produz hormônios responsáveis por elevar a pressão sanguínea.
Leia mais: Composto do vinho e do chocolate reduz a pressão arterial
Controla o nível de colesterol
Além da pressão arterial, o composto ajuda a regular o colesterol. Mais especificamente, ele atua no controle do colesterol considerado ruim, o LDL. Não só, auxilia no aumento do nível do colesterol bom, o HDL. Sendo assim, isso previne problemas cardiovasculares como ataques cardíacos.
Alimentos ricos em ácido clorogênico
Não é mero acaso que as duas bebidas são famosas por serem termogênicas, já que isso significa que elas ajudam a aumentar o metabolismo, característica desse ácido.