Vavá, do Karametade, sofre acidente doméstico. O que fazer?

Saúde
23 de Março, 2023
Vavá, do Karametade, sofre acidente doméstico. O que fazer?

Vavá, principal integrante do grupo de pagode Karametade, apareceu em seu Instagram ontem (22/03) com curativos e alguns ferimentos. Ele contou que se feriu em um incidente com o box do seu banheiro. “Acidentes domésticos acontecem, estou bem e medicado, mas fica aqui o meu alerta”, disse na legenda.

“Eu sofri o acidente na última sexta-feira. A porta do box do banheiro estourou, está muito inchado aqui. Não tive fratura, mas está com muita infecção. Estou tomando antibióticos e anti-inflamatórios. Olha a perna, também. Está me causando infecção no corpo inteiro, muita febre. Então, vim dar o alerta a todos vocês para tomarem muito cuidado dentro de casa. Essas coisas não acontecem somente na rua”, continuou.

Apesar das dificuldades, Vavá explicou que não mudará sua agenda. “Fui medicado, estou tomando antibiótico. Estarei nos shows. Não poderei tocar, mas estarei nos shows. Tenho certeza que vou me recuperar prontamente.”

Leia também: Quimerismo: o que é a condição da personagem Brisa?

Riscos dos acidentes domésticos

Queimaduras, quedas, cortes, choques elétricos, inalação de gás e intoxicação com produtos de limpeza estão entre os acidentes domésticos mais comuns no Brasil.

Crianças e idosos são os grupos mais vulneráveis e propícios às emergências. Para você ter uma ideia, dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, no país, ocorreram 1.616 óbitos de crianças entre 0 e 14 anos derivados dos incidentes. Inclusive, também segundo o MS, o número de atendimentos de crianças, adolescentes e idosos vítimas de acidentes domésticos teve aumento de mais de 110% durante a pandemia.

Contudo, todos estamos sujeitos a eles — como pudemos ver no post de Vavá. Por isso, é muito importante adotar algumas medidas para prevenir e minimizar a gravidade dos acontecimentos. Confira algumas dicas a seguir:

Como evitar acidentes domésticos

  • Não deixe as crianças na cozinha sem supervisão — e sempre que estiver cozinhando, coloque os cabos das panelas virados para dentro. Ademais, não segure bebês no colo enquanto estiver manipulando líquidos quentes;
  • Tente fechar o registro do gás sempre que ele não estiver em uso (ou você for passar muitos dias longe de casa). Além disso, instale o botijão em uma área externa;
  • Armazene os produtos de limpeza em armários altos — se possível, tranque-os com um cadeado e use luvas para limpar a casa com eles;
  • Se houver idosos na casa, evite itens de decoração que propiciam quedas, como tapetes. Além disso, vale fazer algumas adaptações na casa (por exemplo: barras no banheiro, antiderrapantes nos degraus, protetores nas quinas, corrimões e lâmpadas para iluminar os locais);
  • Ao manusear vidros quebrados, tome cuidado e embrulhe-os bem em um jornal ou um papel mais grosso;
  • Não deixe o lixo destampado — ele pode atrair escorpiões e aranhas;
  • Não permita cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos nem os passe atrás de móveis;
  • Não deixe fios e tomadas descobertos no quarto das crianças, porque eles podem causar lesões graves nas mãos e nas bocas;
  • Não deixe ferro de passar, chapinha e eletrodomésticos parecidos ligados sem supervisão;
  • Evite desenvolver várias atividades ao mesmo tempo;
  • Não jogue álcool ou água sobre chamas ou brasas.

Leia também: Fungo mortal resistente à medicamentos se espalha nos EUA

O que fazer em caso de emergência?

Os primeiros socorros podem variar de acordo com o acidente em questão. No caso de uma queimadura, por exemplo, o ideal é lavar o local com água corrente em temperatura ambiente, proteger com um pano limpo e buscar atendimento médico.

Por outro lado, intoxicações ou envenenamentos pedem ajuda profissional imediata. Portanto, ligue para o 192, mantenha a vítima calma até a chegada da ambulância e, se possível, leve o fraco para o hospital. O mesmo vale para picadas: tente colocar o animal em um pote para que os médicos consigam identificar a espécie.

Para cortes, faça pressão sobre o local com um pano limpo, leve a região com água e sabão neutro e cubra o ferimento com um curativo esterilizado. Vá ao hospital caso o corte tenha sido provocado por objetos enferrujados ou se a hemorragia for difícil de estancar.

Por fim, se presenciar um choque elétrico, desligue o quadro geral de energia, afaste a vítima da fonte elétrica utilizando objetos de madeira, plástico ou borracha, deite-a e chame uma ambulância.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo