Acender vela em casa piora problemas respiratórios?
Acender vela é um hábito frequente para quem gosta de deixar a casa com uma iluminação mais baixa. A luz do fogo deixa o ambiente mais calmo e também relaxante, por isso, é muito usada em spas. Mas, será que a vela é prejudicial para a saúde respiratória?
De acordo com a professora Carolina Polido, coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio, a combustão da parafina libera alguns compostos químicos que são capazes de piorar ou agravar os quadros respiratórios como bronquites, rinites e outras alergias. “A gente não pode esquecer que é um produto tóxico. Então, o ideal é colocar a vela sempre em um ambiente bem ventilado”, conta.
Por ser tóxica, é preciso sempre estar atento ao lugar onde a vela será acesa. É claro que, com muito vento, a vela se apaga. Entretanto, não a deixe em um local totalmente fechado para não correr o risco de intoxicação.
Leia também: Dicas de como decorar a casa a favor da saúde mental
Atenção ao acender mais de uma vela. Mantenha uma distância segura entre elas para que as chamas não fiquem próximas. Caso contrário, o calor e o fogo aumentam, e isso pode causar complicações nas doenças respiratórias. Para quem possui um tipo mais agressivo desses problemas, o melhor é evitar o hábito.
Acender vela sem acidentes
Além disso, é preciso ter cuidados para evitar acidentes com o item! Assim, Polido indica colocar a vela em algum suporte para que o objeto não caia, tombe, gere fogo nos móveis ou até mesmo um incêndio. “A gente nunca deve colocar a vela embaixo de armários, embaixo de lençóis ou camas, em lugares onde o fogo pode se alastrar”, diz.
Por fim, a coordenadora indica evitar dormir com as velas acesas, assim, não há riscos de quedas. Por outro lado, também não coloque as velas em lugares extremamente altos, pois, se houver queda, será difícil de conter o fogo rapidamente.