Se você está buscando perder peso, já deve ter se perguntado se açaí emagrece. Seja na cumbuca, no smoothie ou na vitamina, a fruta faz parte dos cardápios fitness há muito tempo.
A paixão é tanta que muita gente substitui o almoço ou jantar por ele para tentar baixar os ponteiros da balança. Mas será que esse hábito é correto?
Não existe milagre quando o assunto é emagrecer: é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Mas, as antocianinas presentes na fruta, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, também regulam o funcionamento das células de gordura. Mas, atenção: evite consumir em excesso, pois o açaí é um alimento altamente calórico.
Apesar de ser fonte de gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias. O ideal é restringir entre 100 g e 200 g, três vezes por semana.
Além de levar ao ganho de peso, o consumo exagerado pode causar a hiperglicemia, que é o aumento de açúcar no sangue, que favorece o desenvolvimento de diabetes e é prejudicial para quem tem a doença.
Consulte um nutricionista para ajustar as quantidades, caso você treine e queira incluir o açaí como uma opção de pré-treino em sua dieta.
Também, para curtir o açaí sem culpa, evite ingerir o alimento com outras coberturas, como leite em pó, leite condensado e xarope de guaraná, que incrementam o valor calórico da refeição.
Leia também: Peixe emagrece?
Se você gosta de consumir o açaí com granola, prefira as naturais, não industrializadas, pois têm menos aditivos químicos e açúcares.
Inclua o açaí em forma de polpa ou congelado em sucos, shakes e cremes. Uma boa pedida é bater a polpa (de preferência sem açúcar) com água de coco, que se torna uma opção de bebida leve e nutritiva.
Fonte: Milena Lopes, nutricionista da Clínica NutriCilla. Pós-graduada em nutrição clínica pelo GANEP.