Xixi depois do sexo pode ser benéfico para a saúde íntima feminina

Saúde
17 de Fevereiro, 2023
Xixi depois do sexo pode ser benéfico para a saúde íntima feminina

Por mais estranho que pareça, o ato de fazer xixi depois do sexo pode proteger a saúde íntima das mulheres. Principalmente por causa da anatomia da genitália da mulher, que a torna mais vulnerável a infecções urinárias. A seguir, veja os motivos para a prática.

Veja também: Afinal, por quanto tempo podemos segurar o xixi no carnaval?

Por que fazer xixi depois do sexo?

Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, explica que a urina é um excelente “limpador” se a mulher está saudável.

“A uretra feminina é muito próxima da entrada da vagina. Então, em uma relação sexual, é mais fácil as bactérias se deslocarem da região perianal para uretra. Quando o jato de urina passa sob pressão pela uretra, limpa-se a entrada da vagina, assim como as possíveis bactérias presentes nela”, esclarece.

Dessa forma, o xixi atua como um protetor da área íntima contra infecções urinárias, que são mais recorrentes em mulheres. Portanto, logo depois das relações sexuais, é importante urinar e evitar segurar a vontade de ir ao banheiro.

Como evitar infecções urinárias?

Chamada de infecção do trato urinário (ITU) pelos especialistas, a condição é nada mais do que a invasão e a multiplicação de micro-organismos em uma ou mais estruturas do trato urinário (desde a uretra até os rins) — sejam bactérias, fungos ou parasitas.

Na maioria dos casos, esses agentes vêm do intestino ou da própria genitália do paciente. Além do sexo com proteção e fazer xixi após o ato, beber bastante água e esvaziar a bexiga com frequência ajudam a prevenir infecções. “Outra recomendação é ir ao banheiro logo ao acordar e antes de dormir, pois nesse período se permanece muito tempo sem urinar”, complementa Pupo.

Por fim, um erro bastante entre algumas mulheres é a prática da ducha íntima, com a crença de que a limpeza será efetiva. Contudo, ocorre exatamente o contrário. A ducha íntima elimina as defesas naturais da vagina, o que a deixa mais exposta a ameaças de infecção.

Portanto, a higiene deve ser apenas na parte superficial da vagina, com uso de sabonete neutro.

Fonte: Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show