Posso tomar whey protein vencido?

Alimentação Bem-estar
08 de Maio, 2023
Posso tomar whey protein vencido?

Você abre o armário para pegar o pote de whey protein, mas quando olha para o rótulo, percebe que ele está vencido! Se você já passou por esse dilema, provavelmente ficou em dúvida sobre o que fazer: consumir o suplemento mesmo fora de seu prazo de validade, ou descartá-lo? Confira, então, o que diz uma especialista:

Pode tomar whey vencido?

De acordo com a nutricionista Juliana Lucas P Lima, da Clínica do Dr Lucas Costa, a data de validade contida nos suplementos (e em outros itens alimentícios) é um período preestabelecido pelo próprio fabricante. Ela é calculada minuciosamente, e informa por quanto tempo é seguro ingerir determinado produto sem riscos à saúde e sem que as propriedades funcionais sejam perdidas.

“Depois do vencimento, algumas vitaminas e minerais poderão perder, ao longo do tempo, a eficiência. Apesar de geralmente não representar grande risco à saúde, o produto poderá não entregar os benefícios esperados. Contudo, isso não significa que ele perderá suas propriedades imediatamente após a data de validade”, complementa a especialista.

Ou seja, se passaram apenas alguns dias do prazo, geralmente o whey não oferecerá grandes perigos. E ainda manterá as suas qualidades por um certo tempo. Mesmo assim, é preciso ficar de olho para verificar se ele não está estragado.

Leia também: Whey Protein engorda? Saiba como incluir o suplemento na sua dieta

Quando descartar o whey?

“Para saber se ele ainda está bom para uso, é necessário checar alguns sinais indicativos da perda de qualidade”, afirma a nutricionista. Por exemplo, ela recomenda descartar o whey caso:

  • Ele apresente textura e cores diferentes após o preparo;
  • O cheiro seja desagradável;
  • O gosto seja ruim e/ou diferente.

Além disso, é muito importante saber armazenar corretamente o suplemento. Guarde-o em um local fresco e escuro, longe da umidade — e lembre-se de fechar muito bem o pote toda vez que usar.

Fonte: Juliana Lucas P Lima, nutricionista da Clínica do Dr Lucas Costa e especialista em Clínica Funcional com foco em emagrecimento, saúde e performance (CRN – 2011003680).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra