Whey Protein engorda? Saiba como incluir o suplemento na sua rotina

Alimentação Bem-estar Movimento
04 de Maio, 2023
Whey Protein engorda? Saiba como incluir o suplemento na sua rotina

O whey protein é um dos principais suplementos tanto para quem treina musculação, atividade física intensa ou outros esportes. Embora os benefícios da bebida já sejam conhecidos por ajudar a aumentar a massa muscular, algumas pessoas podem ter dúvida: será que whey protein engorda? Continue lendo e entenda. 

Veja também: Pré-treino faz mal? Conheça as contraindicações

Tomar Whey Protein engorda?

whey protein engorda

O consumo do suplemento por si só não causa ganho de peso. Inclusive, o whey contribui com o atingimento da necessidade proteica diária necessária, quando esse objetivo não é alcançado com uma alimentação balanceada. Assim, as proteínas são importantes pois fornecem os aminoácidos necessários para a construção de tecidos, inclusive dos músculos. Portanto, é uma bebida que fornece saciedade e evita o consumo de outros alimentos que possuem mais calorias.

Além desses benefícios, o suplemento é indicado para dietas restritivas em carboidratos, substituição do hipercalórico após alcançar o peso desejado e manter a quantidade de massa muscular já conquistada.

E se eu não treinar, também posso tomar whey? 

Sim. Ainda que a rotina de treinos ofereça diversos benefícios para a saúde, se você ainda não a pratica, saiba que o whey pode sim fazer parte da sua alimentação. Isso porque poucas pessoas atingem a necessidade diária de proteínas, portanto, a suplementação pode fornecer energia e aumento do gasto calórico do organismo. 

Além disso, o benefício do whey também é muito interessante para idosos, de acordo com um estudo publicado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism. A suplementação de proteínas e de outros nutrientes torna-se fundamental para prevenir a perda muscular e doenças como a sarcopenia, também conhecida como “pré-osteoporose”.

Dessa forma, quando associado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças.

Como tomar whey protein para engordar? 

Há pessoas que desejam consumir o suplemento para ganhar peso. Contudo, mesmo com os benefícios do whey, para essa finalidade, o ideal é incluir um hipercalórico na rotina alimentar. 

A nutricionista Fúlvia Hazarabedian explica que o hipercalórico é uma maneira rápida, prática e confortável de ingerir altas quantidades de calorias com boa capacidade de digestão e absorção, complementando o aporte calórico da dieta

No processo de hipertrofia, é necessário ingerir mais calorias do que se gasta. Portanto, para isso acontecer, a quantidade de calorias ingerida diariamente precisa ser maior. “Nesse caso, pode existir uma dificuldade em atingir as calorias necessárias devido à capacidade do volume gástrico. É neste momento que entra o suplemento hipercalórico que fornece calorias sem ocupar muito espaço”, afirma Fúlvia.

Assim, o hipercalórico serve para:

  • Pessoas com o metabolismo acelerado;
  • Ectomorfos;
  • Pessoas que desejam engordar; 
  • Praticantes de atividade física de alta intensidade.

Cuidados antes de comprar o suplemento

Antes de comprar qualquer suplemento alimentar, é importante entender para o que serve cada um e quais são as recomendações. Portanto, antes de começar a usar o whey, procure um nutricionista especialista na área de exercício físico e esporte. Além disso, só compre suplementos de lojas e marcas conhecidas e certificadas pela ANVISA.

Lembre-se que o whey é derivado a proteína do leite, e portanto, pode causar reações em pessoas intolerantes à lactose. Por fim, aumente a quantidade de água para não sobrecarregar os rins com o suplemento.

 

Fonte: Fúlvia Hazarabedian, head do programa Bio Nutri. 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas