Whey Protein pode substituir refeição? Saiba mais
Para quem está entrando na vida fitness – e até mesmo para os atletas – quando o assunto é suplementos alimentares, podem surgir diversas dúvidas. Uma delas é se o whey protein realmente substitui as refeições, afinal, ele é uma fonte de proteínas.
O que é whey protein?
O whey protein é um tipo de suplemento alimentar muito utilizado por pessoas que desejam aumentar a massa muscular.
O suplemento costuma ser absorvido e digerido pelo organismo no período de recuperação das fibras musculares (entre 30 minutos e uma hora depois do exercício). Assim, é uma ótima maneira de otimizar o ganho de músculos e, de quebra, ganhar mais definição.
Além disso, o whey é dividido em três tipos:
- Concentrado: Possui menor concentração de proteína em comparação com os outros (70 a 80%). A velocidade de absorção pelo organismo é mais lenta. É indicado para pessoas que não têm intolerância à lactose. Isso porque há uma maior quantidade de lactose, gorduras, sais minerais e outros nutrientes que podem desencadear reações.
- Isolado: Apresenta maior teor de proteínas (90 a 95%) e sua absorção é mais rápida. Também pode ser utilizado por pessoas sensíveis à lactose, pois a quantidade de lactose e gordura é baixíssima.
- Hidrolisado: Sua concentração de proteína é de 99%, ou seja, é a forma mais pura e com absorção mais rápida. Dessa forma, o hidrolisado é de fácil digestão, pois ao tomá-lo, ocorre a quebra da proteína em fragmentos menores. Consequentemente, isso potencializa o efeito anabólico e promove o aumento da massa e da força muscular.
Leia também: Whey Protein ou proteína vegetal: O que é melhor?
O whey substitui as refeições?
Segundo a nutricionista Luciana Setaro, o whey protein não deve ser utilizado como substituto de refeições, principalmente para almoço e jantar. “O Whey é uma proteína, mas a refeição precisa de outros alimentos, como os reguladores (constituídos por legumes, verduras e frutas). Então não seria aconselhável substituir refeições por esse suplemento”, explica.
Mas a nutricionista também ressalta que isso se trata de refeições mais “pesadas”, como almoço e janta. “Se estamos falando de um lanche intermediário, seja o lanche da manhã (que a gente chama de ‘colação’) ou o lanche da tarde, aí pode sim consumir apenas o Whey Protein, que é até mais prático.”
Proteínas diárias
De acordo com o The American College of Sports Medicine (ACSM), a recomendação de proteína para quem faz atividade física e quem é atleta fica em torno de 1.1 até 2.2 gramas por quilo de peso.
“Então se a gente considerar 1.3 gramas por dia, multiplicados por um peso médio de um paciente de 70 quilos, por exemplo, isso vai me dar em torno de 90 gramas de proteína. O scoop de Whey dá em torno de 20 a 40, então é importante complementar com outras formas de proteína na dieta”, afirma a nutricionista.
Ou seja, você não pode apenas consumir whey e deixar de comer proteínas como ovo, carnes, leite, etc.
Como utilizar whey protein?
Para Luciana, o ideal é utilizá-lo após o treino, e não antes. Um scoop (medidor) tem em torno de 20 a 40 gramas de Whey, dependendo da marca. Assim, você pode optar por consumir com água ou com leite.
Fonte: Luciana Setaro – nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo – SP: