Whey protein para idosos: estudo aponta benefícios do consumo
O whey protein é um dos suplementos favoritos de quem treina e busca um aliado para o ganho de massa muscular. Existem diversos estudos que comprovam a eficácia do produto. O mais recente mostra a importância do whey protein para idosos. Afinal, com o passar dos anos, ocorre a perda de massa muscular, processo natural do envelhecimento.
A partir dos 30 anos, o organismo tende a perder de 3% a 8% de massa muscular por década. Contudo, dos 65 anos em diante, as funções fisiológicas começam a se alterar profundamente. Por exemplo, a absorção de nutrientes se torna menos eficaz, o que requer uma alimentação ainda mais reforçada.
Veja também: Hidratação adequada pode retardar o envelhecimento precoce
Benefícios do whey protein para idosos
É aí que entra a necessidade do whey protein. A suplementação de proteínas e de outros nutrientes torna-se fundamental para prevenir a perda muscular e doenças como a sarcopenia, também conhecida como “pré-osteoporose”.
Nesse sentido, o estudo publicado pela American Journal of Phisiology, Endocrinology and Metabolism recomenda o consumo de whey protein pela terceira idade. Além disso, o suplemento, quando associado a uma alimentação equilibrada, fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de infecções e outras doenças.
A pesquisa reuniu 33 participantes com mais de 70 anos, que tomaram doses diferentes do suplementos — 10 g, 20 g e 35 g. Como resultado, quem ingeriu a quantidade maior obteve melhora nos índices de massa muscular.
Outras vantagens de se consumir whey protein por idosos:
- Aumento da ingestão de proteínas, que participam de diversas funções do organismo, incluindo a manutenção muscular e dos tecidos.
- Melhoria da saciedade e da disposição.
- Prevenção de enfermidades do sistema musculoesquelético.
Atenção à quantidade
Embora seja um suplemento recomendado por diversos profissionais da saúde, é importante saber a dosagem ideal diária. Consumir mais do que o corpo precisa pode trazer problemas à saúde, como disfunções renais. Portanto, antes de incluir o produto na alimentação, consulte um médico ou nutricionista para indicar a quantidade correta para você.
Como prevenir doenças na terceira idade
O whey protein pode beneficiar o organismo a longo prazo. Todavia, ele não deve ser o único recurso para manter a boa saúde. Como falamos, a alimentação saudável é um pilar da longevidade. Apostar em uma dieta repleta de grãos, frutas, verduras, legumes e carnes magras por toda a vida evita enfermidades na velhice.
Além disso, a atividade física precisa integrar a rotina de qualquer pessoa, por menor que seja. Realizar caminhadas e alguns exercícios de força mantém a autonomia física na terceira idade. Se possível, procure um profissional de educação física para se exercitar com segurança.
É o que sugere uma revisão de 2020 publicada no jornal Foods: assim como o whey protein, o movimento com exercícios resistidos, como a musculação, previne a sarcopenia.
Por fim, as visitas de rotina ao médico complementam os cuidados com saúde antes mesmo da terceira idade. Fazer exames semestrais ou conforme orientação médica ajudam a identificar possíveis problemas e tratá-los de maneira precoce. Portanto, não deixe esse compromisso de lado!