Exercícios físicos diminuem a vontade de comer doce, diz estudo

Alimentação Bem-estar
26 de Maio, 2020
Exercícios físicos diminuem a vontade de comer doce, diz estudo

Se a sua vontade de comer doce está ainda maior durante a quarentena, saiba que os exercícios físicos podem ser um verdadeiro aliado. A conclusão foi tirada de uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, na Inglaterra.

Para a análise, feita com 180 participantes, foram avaliadas a capacidade respiratória das pessoas, sua composição corporal e seus índices metabólicos. Depois, foram criados três grupos, entre os que praticavam alguma atividade de alta intensidade, média intensidade e baixa intensidade.

O próximo passo foi registrar o apetite de cada participante, incluindo gostos pessoais e grau de saciedade. Assim, foi possível observar que os participantes mais ativos consideravam em até 15% das vezes doces e comidas gordurosas como menos atraentes do que os mais sedentários.

Entretanto, apesar dessa análise, os autores do estudo destacam que ainda são necessários novos testes. “Existe uma clara relação entre a intensidade da atividade física. Aumentando a frequência cardíaca, produzindo suor e o desejo de comer doces e outros alimentos cheios de gordura”, disse o pesquisador Graham Finlayson, um dos autores do estudo. “Portanto, podemos especular que aqueles que já ganham sua recompensa e alegria diárias ao se exercitarem são menos propensos a ter vontade de comer doce ou outras tentações da dieta”.

Como a vontade de comer doce afeta o corpo

Muito além da estética, a lista de problemas causados por guloseimas açucaradas, que fornecem apenas calorias e nada de nutrientes, é enorme. Dessa maneira, muitos estudos mostram que esse carboidrato é capaz de provocar o mesmo efeito de dependência de outras drogas, entre elas álcool, tabaco e cocaína. Veja de quais maneiras essa substância afeta a saúde: 

  • Permeabilidade intestinal aumentada: Bactérias, toxinas e partículas de alimentos não digeridas podem sair mais facilmente do intestino e entrar na corrente sanguínea. Assim, levando à inflamação.
  • Aumento do colesterol LDL “ruim”: O excesso de colesterol LDL foi associado a níveis mais altos de proteína C reativa (PCR), um marcador de inflamação.
  • Ganho de peso: Uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados pode levar ao ganho de peso.

Leia também: Dieta rica em açúcar causa mais acne do que tabaco

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva