Vitamina C em pó e líquida: qual é a melhor na hora do skincare?

Beleza Bem-estar
19 de Julho, 2023
Vitamina C em pó e líquida: qual é a melhor na hora do skincare?

A vitamina C se tornou um dos produtos que não podem faltar na hora do skin care. Em geral, ela é utilizada no final, após a limpeza, na etapa de hidratação. Os benefícios para a saúde da pele são inúmeros, como evitar o envelhecimento precoce e estimular a produção de colágeno. No entanto, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher a melhor versão para incluir na etapa de limpeza diária da cute. Nesse sentido, conheça as diferenças entre a vitamina C em pó e a versão líquida.

Leia mais: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Vitamina C em pó e líquida: recomendações para a pele

De acordo com Pietro Paschoaletto, farmacêutico, antes de decidir entre a vitamina C em pó ou líquida, é preciso analisar se ela é pura ou derivada, optando sempre pela versão pura. “A vantagem da vitamina C em pó é que ela fica estável por mais tempo”, afirma o especialista. Isso significa que a duração do produto na pele é maior na versão em pó.

Nesse sentido, a recomendação da líquida e em pó são as mesmas. “Recomendo o uso da líquida quando essa se trata de vitamina C pura, entre 10 a 20% e com pH abaixo de 3,5, para que ela consiga ter ação”, recomenda o especialista. A desvantagem da versão líquida, aponta, é que “por estarem em meio líquido, podem desestabilizar e oxidar.”

Quais são os benefícios da vitamina C para a pele?

A vitamina C, na pele, apresenta, principalmente, ação antioxidante, inibindo os danos dos radicais livres e retardando o envelhecimento. Há relatos, também, de atuação no tratamento de manchas na pele e na síntese de novas fibras de colágeno.

De acordo com Pietro, o uso da vitamina C para a pele deve ocorrer uma vez ao dia, pela manhã, antes do uso do protetor solar. Inclusive, é obrigatório para quem faz uso da vitamina C, já que se trata de um ácido.

Leia mais: Tipos de vitamina C para a pele: afinal, pura ou derivada, qual é melhor?

Fonte: Pietro Paschoaletto, Farmacêutico mestrando em cosmetologia pela UNIFAL.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!