Vinho e estilo de vida saudável combinam?

Alimentação Bem-estar
10 de Novembro, 2023
Vinho e estilo de vida saudável combinam?

O vinho aproxima as pessoas, dá prazer, relaxa e torna as refeições mais saborosas, mas será que é possível consumir a bebida alcoólica e manter um estilo de vida saudável? “Se o consumo for feito com equilíbrio e moderação, sim”, afirma a nutricionista Renata Guirau. “Inclusive, estudos comprovam que compostos antioxidantes presentes no vinho protegem as células do corpo e ajudam na prevenção de várias doenças”, completa.

Leia mais: Vinho sem álcool ou suco de uva: qual é a diferença e como escolher?

Os benefícios do vinho

Renata cita a pesquisa publicada na revista Molecules que mostra que o resveratrol presente no vinho tem importante ação antioxidante no organismo.  Assim, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. O levantamento revela ainda que a bebida tem polifenóis, que melhoram os níveis de colesterol no sangue e estão relacionados com a prevenção de diabetes. Além disso, pode evitar doenças neurológicas, como Alzheimer. O vinho também possui antocianinas, que têm ação antioxidante e atuam na prevenção de doenças crônicas.

Vinho e estilo de vida saudável: segredo é o equilíbrio

No entanto, a nutricionista alerta que é preciso ter atenção à quantidade e orienta procurar ingerir álcool em ocasiões especiais. “O indicado é consumir em torno de 150ml de vinho até três vezes na semana”. A especialista lembra que é fundamental manter uma boa hidratação durante e após a ingestão da bebida alcoólica. “Mantenha o consumo de água enquanto estiver bebendo, pelo menos um copo para cada dose”.

Equilibrar adequadamente o vinho com alimentos é uma das formas mais agradáveis e saudáveis de apreciar a bebida, pois ajuda a diminuir a absorção do álcool na corrente sanguínea e torna a refeição uma experiência gastronômica. Para harmonizar, o peso do vinho tem que acompanhar o peso do prato: um prato mais consistente precisa de um vinho encorpado. Uma receita mais leve é melhor acompanhada por um rótulo também leve.

Fonte: Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra