Vinho: Benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
07 de Novembro, 2019
Vinho: Benefícios e como consumir

A companhia de uma taça de vinho é muito bem-vinda em diversos momentos. Seja para celebrar ou curtir uma boa conversa, a bebida tem o poder de relaxar e muitos outros benefícios. A ciência recomenda que uma taça por dia é capaz de turbinar a saúde. Será?

Os benefícios do vinho  

Não é de hoje que se fala sobre as propriedades do vinho. Na Idade Média, os monges da igreja católica utilizavam a bebida não apenas para apreciação, mas para tratamentos diversos. Outro registro de seu uso foi durante o surto de cólera, em 1892, na cidade de Hamburgo (Alemanha), quando o vinho serviu para esterilizar a água. De fato, o vinho tem alguns componentes que operam a favor do organismo. Veja quais:

Protege a saúde cardiovascular

Tomar duas taças (125 ml cada) de vinho tinto pode, sim, evitar o aparecimento de problemas cardiovasculares. Entre os diversos estudos existentes, um da Health Professionals Follow-Up Study reuniu mais de 38 mil homens sem histórico de doenças do coração. Eles tomaram de 1 a 2 doses de vinho por dia, de 3 a 4 vezes por semana, ao longo de 12 anos. Ao final do estudo, foi constatado que os voluntários tiveram 32% a menos de chances de desenvolver problemas cardíacos, comparados com pessoas que não tomaram o vinho. Isso ocorre porque o álcool fermentado do vinho evita o acúmulo de LDL (o “colesterol ruim”, que se transforma em placas nas artérias) e contribui para a saúde do coração. Outros elementos que trabalham contra o acúmulo de gorduras nas artérias são os polifenóis, que têm propriedades anti-inflamatórias e melhoram a capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos. Um brinde ao vinho!

Leia também: Café ou chá: Qual é mais saudável?

Pode diminuir a probabilidade de um quadro de diabetes 

Nesse caso, tanto o tinto quanto o suco de uva são responsáveis por esse benefício. Ambos contêm resveratrol, que ajuda a manter em equilíbrio os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, evitam o estoque indevido de gordura no organismo. Há diversas pesquisas que validam esse feito do vinho, mas não a defendem completamente. Portanto, não há consenso científico, embora as evidências pairem mais para o lado positivo do vinho. Para portadores da diabetes tipo 2, os vinhos tinto e branco têm resultados bem expressivos sobre o controle da glicose. 

Bom para o cérebro 

O vinho pode aprimorar as funções cognitivas, visto que seus componentes favorecem o prolongamento da vida dos neurônios. Assim, ele protege o cérebro da demência e reduz o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e Parkinson. É o que sugere um estudo americano feito em mulheres, que constatou que consumir moderadamente vinho tinto realmente melhora a função cognitiva.

Aliado da longevidade 

Novamente o resveratrol, com suas propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce. Um estudo realizado pela Universidade de Londres atestou que as procianidinas, encontradas no vinho tinto, ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, auxiliando no aumento da expectativa de vida. 

Mas pode tomar vinho todos os dias?

Especialistas defendem o consumo do vinho, principalmente o tinto seco, por causa de sua quantidade de açúcar inferior à versão suave. Outro ponto a favor do tinto seco é que seu processo concentra mais níveis de antioxidantes na composição. Por isso, o ideal é consumir até duas taças por dia de 125 ml. 

Leia também: Água saborizada: Benefícios e receitas

Contraindicações

Por se tratar de uma bebida alcoólica, nem todas as pessoas podem consumi-la. Alguns casos:

  • Gestantes
  • Pessoas com diabetes: apesar de ajudar a prevenir a diabetes, é desejável que portadores da doença optem por vinhos com menos quantidade de açúcar. 
  • Pessoas com problemas no pâncreas e fígado.
  • Pessoas que utilizam medicamentos controlados, como antidepressivos, anticoagulantes, ansiolíticos, etc. 

Fontes: Geovanna Barreto e Juliana Belmont, nutricionistas da Clínica NutriCilla.

Leia também: Beber café antes do exercício físico faz bem?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva