Viciado em café? Saiba como beber de forma saudável
Muito apreciado pelos brasileiros, é claro que o café teria uma data dedicada a ele no país. No dia 24 de maio, comemora-se o dia nacional da bebida. Não à toa, em 2021, inclusive, houve um aumento de 1,7% no consumo de café no Brasil. Apesar de ser difícil resistir ao sabor marcante do grão, é preciso se controlar para não exagerar nas quantidades ingeridas diariamente. Mas, afinal: como saber se estou viciado em café? A nutricionista Aline Barros revela a quantidade recomendada e indica alguns hábitos para diminuir o consumo de café.
De acordo com a especialista, beber café traz diversos benefícios para o funcionamento do organismo, além de ajudar a prevenir algumas doenças. “Ele possui ácido clorogênico e é um antioxidante, então auxilia na prevenção de depressão e pode prevenir alguns cânceres também”, diz.
Entretanto, a profissional destaca que o consumo do café só é, de fato, benéfico quando feito em quantidades adequadas. Além disso, ela indica que a bebida seja ingerida de forma pura e sem adição de açúcares ou adoçantes. Uma forma de diminuir o açúcar no café é adicionar cada vez menores quantidades e, assim, treinar o paladar para se acostumar com o gosto amargo tradicional da bebida.
Quantas xícaras de café posso beber?
Para aproveitar o sabor e os benefícios da bebida com segurança, é importante saber quantas xícaras de café consumir por dia. “No máximo, 3 xícaras de 50 ml”, afirma Aline.
Ela explica que, ao consumir mais do que isso, problemas relacionados à pressão arterial ou gastrite podem surgir.
Leia também: Dia do Café: bebida depois do almoço atrapalha a absorção de nutrientes?
Viciado em café: Riscos
Ter uma rotina saudável e equilibrada não combina com vícios de qualquer tipo. Por isso, ao perceber que você costuma extrapolar a quantidade de café recomendada pela nutricionista, vale repensar os hábitos e procurar maneiras de superar o vício em café.
Confira alguns riscos de beber muito café:
- Irritação da mucosa gástrica;
- Pressão Alta;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Insônia.
Além de buscar, gradativamente, reduzir as xícaras de café por dia, uma tática indicada por Aline é a substituição da bebida por alguns tipos de chá. De acordo com ela: “é interessante intercalar com chá de ervas e chá aromáticos, que possuem ações antioxidantes e fitoquímicos que auxiliam também na prevenção de câncer e melhoram a parte da imunidade.”
Fonte: Aline Barros, nutricionista especialista em emagrecimento e fitoterapia.