Vacinas de dengue e Covid: posso tomar as duas de uma vez?

Saúde
07 de Março, 2024
Vacinas de dengue e Covid: posso tomar as duas de uma vez?

Em situações de surtos de infecções virais, as vacinas tornam-se ótimas estratégias para minimizar as consequências dessas doenças. Depois da pandemia de Covid-19, que durou cerca de dois anos, o Brasil vive agora uma onda de crescimento nos casos de dengue.

O imunizante japonês Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos da dengue, já está disponível no país desde 2023 na rede privada. No sistema público, a quantidade de vacinas ainda não é suficiente para toda a população – por isso, a indicação é restrita a alguns grupos. Mas avanços nos testes já mostram que um imunizante nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan, pode ser realidade em um futuro não muito distante.

Mas para quem não pode esperar e irá tomar a Qdenga agora, é normal o surgimento de certas dúvidas. Uma delas é: dá para tomar as vacinas de dengue e Covid-19 de uma vez só?

Leia também: Existe uma pior fase da dengue?

Vacinas de dengue e Covid: posso tomar as duas no mesmo dia?

O médico infectologista Dr Guilherme Roveri, da rede AmorSaúde, explica que a resposta varia. A vacina da Covid-19, por exemplo, pode ser administrada com outras (a depender do tipo) se o paciente estiver com o sistema de defesa funcionando adequadamente – isto é, se ele é imunossuficiente, e não imunossuprimido. Além disso, assim como ocorre com medicamentos na veia, às vezes os imunizantes não “combinam” juntos. Um exemplo de vacina que não pode ser administrada com a da Covid-19 é a da Mpox.

“Quando o paciente decide tomar a vacina da dengue ou da Covid, ele receberá uma avaliação sobre o seu estado de saúde. E também terá orientação no serviço de vacinação (seja clínica pública ou privada) se é possível essa combinação”, diz.

Além disso, o especialista ressalta que, diante de um quadro de infecção viral (ou seja, se você estiver com gripe, suspeita de dengue ou com infecções parecidas), a recomendação é que o indivíduo seja vacinada somente após 28 dias.

Isso porque como o imunizante representa um estímulo importante para o nosso sistema de defesa, há o risco de os sintomas da condição piorarem – ou reações mais importantes surgirem.

“A vacinação tem dois objetivos principais: oferecer principalmente proteção contra as formas graves da doença e, em menor grau, evitar a propagação da infecção na população”, finaliza o médico.

Fonte: Dr Guilherme Roveri, médico infectologista da rede AmorSaúde.

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite