Existe uma pior fase da dengue?

Saúde
06 de Março, 2024
Existe uma pior fase da dengue?

Os casos de infecção por dengue vêm aumentando de forma abrupta no Brasil nos últimos tempos. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, publicado pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (05/03), o país já registrou 299 mortes e 1.253.919 casos prováveis da doença só em 2024. Diante desse cenário, é muito importante conhecer os principais sinais que indicam a condição e as diferentes fases da dengue, bem como entender quando procurar ajuda médica.

De acordo com o médico infectologista Dr Guilherme Roveri, da rede AmorSaúde, é importante ressaltar que existem sintomas clássicos de dengue, mas que nem todos estão necessariamente presentes em todos os casos. “Ou seja, existe uma sintomatologia (uma forma de a doença se apresentar), mas algumas pessoas com o vírus podem ter sinais pouco típicos”, esclarece.

Leia também: São Paulo decreta estado de emergência para dengue

Contudo, nos pacientes que desenvolvem quadros típicos, a infecção geralmente se desdobra em fases características. Entenda melhor:

Fases da dengue

Primeira fase

Na etapa inicial, há grande multiplicação do vírus no organismo. Nesse momento, a chamada carga viral pode ser identificada pelo exame PCR em níveis elevados.

O médico explica que, provavelmente, a transmissão ocorreu alguns dias (de dois a cinco) antes do início dos primeiros sintomas. “Essa fase tem um grande marco, que é a febre. Ela tende a ocorrer nos três primeiros dias de sintomas. Mas desde o início, é comum que a pessoa sinta aquele peso no corpo, dor atrás dos olhos, dores articulares, cansaço, diarreia, náuseas, indisposição e fraqueza”, diz o especialista.

Segunda fase

Normalmente dura entre o terceiro e o sétimo dias. A febre tende a ceder, mas a indisposição costuma permanecer nos dias subsequentes. Mais do que isto, estamos diante do período mais arriscado desta infecção.

“A fase do meio é a fase mais crítica. Nela, há o maior risco de desenvolvimento de sinais de alarme, que mostram que pode haver uma piora importante do quadro e uma dengue hemorrágica”, alerta o especialista.

Por isso, é muito importante observar atentamente certos sintomas na etapa intermediária. Sensação de desmaio, confusão mental, diminuição no volume do xixi e sangramentos espontâneos, por exemplo, indicam que é necessário procurar imediatamente um pronto-atendimento.

Segundo o Dr Guilherme Roveri, isso acontece porque o vírus, nessa fase, libera substâncias no organismo capazes de fazer com que a parede dos vasos sanguíneos se modifiquem um pouco. Desse modo, há a chance de extravasamento de líquidos e sangue para o meio dos tecidos, nos órgãos. As possíveis consequências vão desde hemorragias a água no pulmão e no abdômen.

Fases da dengue: terceira

Se a doença evolui normalmente, sem complicações, a partir do sétimo dia, o corpo começa a criar anticorpos para o vírus da dengue. A partir daí, o quadro do paciente já caminha para vencer a infecção.

Durante essa recuperação, a pele pode ficar mais amarelada e apresentar bastante prurido (coceira).

Leia também: Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Dengue
Estou com dengue, e agora? Baixe o app da Vitat e veja dicas de alimentação, alongamentos e outras recomendações para fazer caso esteja com dengue

Outros cuidados

O infectologista destaca a importância de procurar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sinais de dengue. Caso a doença seja confirmada, o profissional de saúde provavelmente pedirá seu afastamento do trabalho por alguns dias, recomendará repouso e indicará hidratação intensa. “Muitas vezes, é a hidratação que irá evitar que a dengue evolua para quadros mais graves e que a gente tenha uma recuperação mais rápida”, finaliza o especialista.

Fonte: Dr Guilherme Roveri, médico infectologista da rede AmorSaúde.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração