Vacina atualizada contra Covid-19 poderá ser lançada em outubro
A farmacêutica BioNTech anunciou que está produzindo a vacina atualizada contra Covid-19 em parceria com a Pfizer. De acordo com o comunicado da empresa, o imunizante “terá uma resposta imune mais robusta” para subvariantes mais recentes do coronavírus — a BA.4 e a BA.5 e a BA.1 da Ômicron. Além disso, a Moderna está na mesma jornada de desenvolvimento de um imunizante bivalente.
Veja também: Adeptos do jejum intermitente têm menor risco de complicações da Covid
Empresas aguardam aprovação da vacina atualizada contra Covid-19
Apesar dos esforços para entregar vacinas mais eficazes ao combate do Covid-19, as farmacêuticas dependem de um circuito de aprovação de agências reguladoras. Na prática, o processo envolve uma série de testes, inclusive em voluntários. Dessa forma, a avaliação demora alguns meses para colher os resultados e, então integrar o veredito de aprovação das vacinas. Dependendo da agência, há outros critérios rigorosos que podem atrasar o lançamento dos imunizantes. No caso da BioNTech e da Pfizer, a expectativa é que a vacina atualizada contra Covid seja distribuída a partir de outubro. Contudo, a aprovação ainda está pendente.
Calendário de vacinação no Brasil
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, o Brasil está avançando a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) para a boa parte da população. A princípio, os grupos etários variam de acordo com cada cidade e estado. Por exemplo, na cidade de São Paulo, maiores de 18 anos já podem receber o novo reforço, desde que a última aplicação tenha ocorrido há 4 meses. Segundo a nota oficial sobre o assunto, 911.701 pessoas estão elegíveis para a quarta dose.
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas da cidade de São Paulo. Para saber em qual etapa de vacinação está a sua cidade, vá até uma unidade de saúde mais próxima ou consulte o site da Secretaria de Saúde de sua região.